TV 247 logo
    HOME > Meio Ambiente

    Helicópteros e aviões militares vão ajudar no combate ao fogo no pantanal

    O governo Lula anunciou que vai recompor em R$ 100 milhões o orçamento do Ministério do Meio Ambiente

    Marina Silva (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O Ministério do Meio Ambiente, comandado por Marina Silva, informou nesta segunda-feira (24), em Brasília (DF), que as Forças Armadas disponibilizaram seis helicópteros e dois aviões para ajudar no combate aos incêndios na região do pantanal, vegetação localizado principalmente nos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, os dois no Centro-Oeste brasileiro. Cerca de 500 agentes trabalham para conter o fogo. O governo Lula anunciou que vai recompor em R$ 100 milhões o orçamento da pasta. De acordo com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a área queimada em 2024 no bioma chegou a 627 mil hectares até este domingo (23) - 480 mil hectares em MS e 148 mil, em MT.

    Os focos de incêndio no pantanal em 2024 foram um recorde para o mês de junho. Nos 12 primeiros dias do mês, o bioma registrou 733 focos de incêndio, o número mais alto para toda a série histórica arquivada no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que teve início em 1998. Os números foram 90% maiores em comparação com 2020, quando o fogo destruiu 26% do bioma, no que é considerado o maior incêndio de sua história.

    A titular do Meio Ambiente afirmou que o bioma está "diante de uma das piores situações já vistas", algo "fora da curva com relação a tudo que já se conhece". "Não sabemos o tamanho dos desdobramentos do fenômeno que temos pela frente, é a maior seca dos últimos 70 anos", afirmou Marina. "O fenômeno é incomparavelmente maior do que a capacidade humana de conter estes processos", disse Marina após reunião da sala de situação para enfrentamento dos incêndios, no Palácio do Planalto.

    Participaram do encontro a ministra Simone Tebet (Planejamento), Waldez Goés (Integração e Desenvolvimento Regional) e Laércio Portela (Secretaria de Comunicação). Também estiveram presentes integrantes dos ministérios da Justiça, Defesa, Indústria e Casa Civil.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados