HOME > Meio Ambiente

Inmet emite alertas de 'perigo potencial' para geadas no Sul e Sudeste e chuvas intensas no Nordeste

Os estados do Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte devem se preparar para chuvas de até 50 mm/dia e ventos intensos entre 40 e 60 km/h

(Foto: Divulgação)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de "Perigo Potencial" para geadas que deverão afetar as regiões Sul e Sudeste do Brasil. No Sudeste, o risco de geada abrange o sul de Minas Gerais e uma pequena faixa do norte de São Paulo e Rio de Janeiro. No Sul, as geadas podem atingir o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com destaque para a ausência de previsão de chuva no estado gaúcho, detalha o jornal O Globo.

No Sul, o alerta de geada devido à advecção — fenômeno que envolve a transmissão de calor pelo deslocamento horizontal de uma massa atmosférica — é abrangente. As cidades do norte do Rio Grande do Sul, centro de Santa Catarina e Paraná, inclusive a capital Curitiba, estão incluídas no aviso que se estende até a fronteira com São Paulo.

Já no Sudeste, o alerta de geada classificado como "Perigo Potencial" envolve os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. As áreas mais afetadas estão no sudoeste de Minas Gerais, na fronteira com Rio de Janeiro e São Paulo, podendo alcançar também cidades mais ao norte.

A cidade do Rio de Janeiro será influenciada por um sistema de alta pressão, conforme o Alerta Rio. Este sistema ocasionará uma redução gradativa de nebulosidade e não há previsão de chuva, com máxima prevista de 27ºC. Em São Paulo, de acordo com o Climatempo, a previsão é de tempo ensolarado, sem chuva, apenas com nevoeiro pela manhã e máxima de 23ºC.

Alerta de chuvas intensas no Nordeste e Norte

No Nordeste, o Inmet emitiu dois alertas de "Perigo Potencial" para chuvas intensas e acumulado de chuvas. Os estados do Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte devem se preparar para chuvas de até 50 mm/dia e ventos intensos entre 40 e 60 km/h. O alerta de acumulado de chuvas inclui Recife, sul e centro-sul da Bahia, abrangendo a região metropolitana de Salvador, Paraíba e agreste de Sergipe.

No Norte, os estados do Amazonas, Roraima, Amapá e Pará também estão sob alerta de "Perigo Potencial" para chuvas intensas, com previsão de precipitações entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos.

Clima no Centro-Oeste e previsões para junho

No Centro-Oeste, não são esperadas chuvas. O Inmet divulgou ainda as previsões climáticas para junho, que começa neste sábado. São esperadas chuvas acima da média na faixa norte da região Norte e leste da região Nordeste, além de áreas pontuais no Maranhão, Piauí e Ceará, devido ao aquecimento do Atlântico Tropical. Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, além do sul da região Norte, interior do Nordeste e oeste da região Sul, as chuvas devem ficar próximas ou abaixo da média climatológica.

O instituto destaca uma tendência de redução das chuvas na parte central do país nesta época do ano.

Previsão de temperaturas

As temperaturas devem ficar acima da média em todo o Brasil, especialmente na área central, devido à redução de chuvas, com possibilidade de dias excessivamente quentes. Nas regiões Norte e Nordeste, as temperaturas podem ultrapassar 26ºC. No Centro-Oeste e norte do Sudeste, as temperaturas devem variar entre 20ºC e 24ºC, enquanto no Sul são previstos valores inferiores a 20ºC. Em áreas de maior altitude nas regiões Sul e Sudeste, as temperaturas podem ficar próximas ou abaixo de 14ºC. Geadas podem ocorrer ao longo do mês nessas regiões de maior altitude devido à entrada de massas de ar frio, provocando declínio de temperatura.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados