TV 247 logo
    HOME > Meio Ambiente

    Inpe: em apenas 10 dias, Pantanal registra o dobro de incêndios de setembro de 2023

    A vegetação vem sendo castigada pelo fogo há mais de três meses

    Incêndio no Pantanal (Foto: Joédson Alves / Agência Brasil)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou que o Pantanal registrou 736 focos de incêndio nos primeiros 10 dias de setembro. O número é o dobro do contabilizado no mesmo período do ano passado, quando o bioma teve 373 focos. Com mais de 200 quilômetros quadrados (km²), a vegetação tem 65% de sua área no estado de Mato Grosso do Sul e 35% no Mato Grosso, ambos na Região Centro-Oeste.

    O Pantanal vem sendo castigado pelo fogo há mais de três meses. Quase 3 milhões de hectares foram destruídos pelas chamas na vegetação, segundo dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LASA-UFRJ). De acordo com o governo do MS, 12 cidades do estado entraram em situação de emergência.

    Das 21 estações de medição no Rio Paraguai, 18 estão com níveis abaixo do esperado e três estão em patamares negativos, informou o Serviço Geológico do Brasil (SGB). O rio tem 48% de sua área no estado de Mato Grosso e 52% no Mato Grosso do Sul, atravessando os biomas Cerrado, Pantanal e também o Chaco, bioma paraguaio parecido com o Pantanal.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados