Brasil e China assinam memorando para cooperação em audiovisual e novas mídias
Acordo no Rio de Janeiro visa fortalecer produção conjunta, eventos culturais e intercâmbio técnico entre os dois países
247 – Em reunião bilateral ocorrida nesta segunda-feira (18), durante a Cúpula de Líderes do G20 no Rio de Janeiro, Brasil e China deram um importante passo para o fortalecimento de suas relações culturais ao assinarem um memorando de entendimento (MoU) para cooperação no setor audiovisual e novas mídias. A cerimônia aconteceu no Museu de Arte do Rio (MAR) e contou com a presença da ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, e do presidente e editor-chefe do China Media Group (CMG), Shen Haixiong. A notícia foi inicialmente reportada pela Agência Gov em colaboração com o Ministério da Cultura (MinC).
“Brasil e China têm uma relação muito proveitosa na seara da cultura. Estamos buscando fortalecer essa ponte cultural e é muito especial a maneira como isso está se constituindo”, declarou a ministra Margareth Menezes, sublinhando a relevância do acordo para a cooperação entre os dois países.
Shen Haixiong, representante do CMG, destacou a importância de aproveitar o contexto do G20 para impulsionar as parcerias bilaterais: “Aproveitando essa ocasião do G20, nós consideramos que podemos reforçar ainda mais as cooperações na cultura e no audiovisual entre nossos países.”
O memorando firmado abrange uma série de iniciativas que visam promover a produção conjunta de obras audiovisuais, a realização de projetos culturais colaborativos e a organização de eventos que visem a difusão do patrimônio cultural de ambas as nações. Além disso, o acordo prevê o intercâmbio técnico de profissionais e a criação de oportunidades de formação e comunicação que beneficiem tanto brasileiros quanto chineses.
Cooperação ampliada e presença no evento
A assinatura do memorando contou também com a presença de outros nomes importantes, como o secretário-Executivo do MinC, Márcio Tavares; o secretário-Executivo adjunto, Cassius Rosa; e o presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), João Jorge. O evento também teve a participação do coordenador do Grupo de Trabalho da Cultura no G20, Bruno Melo, e do assessor especial da ministra, Carlos Paiva. Representando o CMG, estiveram presentes Qi Zhuquan, membro do Conselho Editorial, Liang Jianzeng, diretor do Escritório Editorial Geral, e Zhu Boying, presidente do CMG para a América Latina.
Sobre o China Media Group
O China Media Group é a maior empresa estatal de mídia da China e foi criado em 2018 a partir da fusão de quatro grandes corporações: CCTV (Televisão Central da China), CGTN (China Global Television Network), CNR (Rádio Nacional da China) e CRI (Rádio Internacional da China). Além de atuar nos serviços tradicionais de rádio e televisão, o grupo expande sua presença por meio de novas mídias e plataformas de streaming, reforçando sua posição como um importante veículo de comunicação tanto dentro quanto fora do país.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: