Decisão do STF que colocou Bolsonaro no banco dos réus por tentativa de golpe repercute na imprensa internacional
Jornais como El País, The New York Times e The Guardian destacam que o ex-mandatário pode ser condenado a mais de 40 anos de prisão
247 - A aceitação da denúncia por tentativa de golpe de Estado contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (26/03), ganhou destaque em veículos de imprensa de diversos países, destaca a BBC Brasil.
O jornal espanhol El País ressaltou que, embora não seja novidade um ex-chefe de Estado brasileiro enfrentar processos criminais, o que se destaca desta vez é o ineditismo de Bolsonaro ser investigado e julgado por “golpismo”. Segundo o periódico, trata-se de um marco que evidencia a gravidade dos atos de 8 de janeiro de 2023.
Já o norte-americano The New York Times descreveu a decisão do STF como parte de “um esforço significativo para responsabilizar Bolsonaro pelas acusações de que tentou efetivamente desmantelar a democracia brasileira ao orquestrar um amplo plano para levar a cabo um golpe”. O jornal também observou que as investigações “revelaram o quão perto o Brasil chegou de voltar a uma ditadura militar, quase quatro décadas depois de construir uma história como democracia moderna”.
O Times apontou ainda que Bolsonaro estaria apostando na reeleição de Donald Trump nos Estados Unidos, como possível forma de obter respaldo internacional.
A agência britânica Reuters fez um paralelo direto entre a situação de Bolsonaro e a do ex-presidente americano Donald Trump. Para a agência, “em contraste com a variedade de processos criminais que envolveram Trump, os tribunais e investigadores brasileiros se moveram rapidamente contra Bolsonaro, ameaçando encerrar sua carreira política e fraturar o movimento de direita que ele construiu na última década”.
Já o jornal britânico The Guardian avaliou a decisão do STF como um divisor de águas, que coloca Bolsonaro diante de um futuro de “possível esquecimento político” e de uma condenação que pode ultrapassar os 40 anos de prisão. A publicação destacou as duras palavras do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, que classificou os ataques aos prédios dos Três Poderes em Brasília como uma “verdadeira guerra campal”, marcada por “violência selvagem” e por uma “tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito”.
A repercussão também se estendeu pela América Latina. O argentino La Nación, o mexicano El Universal e o colombiano El Tiempo noticiaram com destaque a decisão do Supremo, reforçando a dimensão internacional do processo que pode definir o futuro político de Bolsonaro e influenciar o cenário democrático da região.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: