Elon Musk cumpriu uma avalanche de ordens de remoção de conteúdo no X fora do Brasil
Enquanto sugere que o STF brasileiro aplica censura contra a rede social X, o bilionário foi obrigado a remover conteúdos na plataforma
247 - Bilionário da extrema-direita, o dono da rede social X, Elon Musk, tem cumprido centenas de ordens de remoção de conteúdo vindas dos governos da Índia e da Turquia, segundo informações publicadas nesta quinta-feira (29) pelo jornal Folha de S.Paulo.
No território indiano, o X (ex-Twitter) removeu links para o documentário da BBC "Índia: A questão Modi" por determinação do governo do primeiro-ministro Narendra Modi, no ano passado. O documentário retrata o papel de Modi pela morte de quase mil muçulmanos no estado de Gujarat, em 2002. Modi governava o estado e foi acusado de omissão.
"Vídeos compartilhando a propaganda hostil da BBC World e lixo anti-Índia, disfarçados de 'documentário' no YouTube, e tuítes compartilhando links para o documentário da BBC foram bloqueados sob as leis e regras soberanas da Índia", disse na época Kanchan Gupta, assessor do Ministério de Informação e Radiodifusão da Índia.
Na Turquia, autoridades fizeram pedidos de remoção na rede social X. Em solo turco, o X restringiu o alcance de centenas de tuítes por ordem do governo de Recep Tayyip Erdogan nas vésperas da eleição presidencial de 2023.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: