Gilmar Mendes, Jorge Messias, políticos e artistas condenam ameaça contra Natuza Nery e cobram apuração
A jornalista foi ameaçada por um agente policial, que já está sob investigação administrativa e pode ser afastado da Polícia Civil
247 - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, o advogado-geral da União, Jorge Messias, artistas e outras personalidades manifestaram solidariedade à jornalista Natuza Nery e cobraram uma rápida resposta das autoridades na investigação da denúncia de que ela foi ameaçada por um policial civil em um supermercado, na noite de segunda-feira (30), em São Paulo.
Segundo o boletim de ocorrência, o homem identificado como Arcenio Scribone Junior se aproximou da apresentadora do GloboNews e disse que ela e a empresa para a qual trabalha são responsáveis pela situação do país e que pessoas como a jornalista "merecem ser aniquiladas".
A coluna da jornalista Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo destaca reações de autoridades e personalidades da cultura. "O ataque sofrido por Natuza Nery, em razão do simples exercício diário de seu ofício, exige pronta resposta do poder público, em especial dos órgãos de persecução penal. É de nossa manutenção na pauta civilizatória que estamos a tratar. As democracias dependem do jornalismo profissional; sem ele, não há liberdade de informação e, por conseguinte, liberdade de expressão", escreveu o ministro Gilmar Mendes no X (antigo Twitter).
O Advogado Geral da União, Jorge Messias, também se manifestou "Quando um profissional de imprensa é agredido, todos perdem. Nesse momento, conclamo a sociedade a apoiar a imprensa livre e exigir proteção para os jornalistas. A luta pela liberdade de imprensa é uma responsabilidade coletiva", afirmou.
Outros políticos e personalidades se manifestaram, como o senador Fabiano Contarato (PT-ES) e artistas como a cantora Marina Lima e os atores Paulo Betti e Dadá Coelho, que repudiaram a agressão.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do estado, além do inquérito, foi aberta uma investigação administrativa que pode resultar no afastamento do agente.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: