HOME > Mídia

Justiça determina a suspensão de vídeos de canais feitos por policiais no YouTube

As páginas têm de 200 mil a 1,6 milhão de inscritos. De acordo com o MPF, nos vídeos investigados, PMs narram abusos que eles próprios teriam cometido

Julio Araujo (Foto: Reprodução (YT))

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Justiça Federal determinou nesta terça-feira (18) a suspensão de vídeos produzidos por policiais no YouTube. A Decisão judicial suspendeu o acesso a conteúdos específicos dos canais "Copcast", "Café com a Polícia", "Fala Glauber" e "Danilo Snider", como medida provisória para evitar a disseminação de discursos de ódio. As páginas, que veiculam entrevistas com policiais em formato de podcast, têm de 200 mil a 1,6 milhão de inscritos. As mais antigas estão no ar há mais de 10 anos.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF-RJ), nos vídeos investigados, PMs do Rio e de São Paulo narram abusos que eles próprios teriam cometido. Eles falam que a polícia encobre e estimula ações violentas, inclusive mortes. A investigação sobre os canais no dia 17 de abril de 2023.

Segundo o procurador Julio Araújo, esse tipo de discurso "representa um abuso da liberdade de expressão e, ao exaltar a violência policial, e principalmente direcionar a determinados grupos sociais, principalmente a população negra, a população das favelas...". "Essas decisões são uma importante indicação também para prevenir que esses discursos não se repitam". O relato é do Portal Uol.

Ação civil pública foi movida pelo Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU). O Judiciário afirmou que pretende "assegurar a tutela de direitos humanos sem comprometer a liberdade de expressão e a atividade econômica dos réus, mantendo a reversibilidade da decisão até o julgamento final".

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro também foi notificada para prestar esclarecimentos de procedimentos adotados para efetivar o controle de postagens em redes sociais.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados