Microsoft negocia compra do TikTok nos EUA, afirma Trump
A empresa já havia feito uma proposta pela rede social em 2020
247 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou recentemente que a Microsoft está em negociações para comprar o TikTok nos Estados Unidos, informa O Globo. Em uma declaração feita à imprensa, Trump afirmou "eu diria que sim" quando questionado sobre o interesse da gigante de tecnologia em adquirir a plataforma de vídeos curtos, atualmente sob o controle do grupo chinês ByteDance.
"O TikTok gera muito interesse... Gosto de guerras de lances porque elas permitem que você faça o melhor negócio possível", disse o presidente. Embora tenha se recusado a revelar o nome de outros possíveis compradores, Trump afirmou que as negociações envolvem "empresas de alto perfil", deixando no ar a possibilidade de que outros gigantes do setor tecnológico possam se envolver.
A situação do TikTok nos Estados Unidos tem se tornado cada vez mais incerta. Em janeiro de 2021, entrou em vigor uma lei que proíbe o aplicativo no país, com a justificativa de que o governo chinês poderia utilizá-lo para espionagem ou influenciar a opinião pública americana. No entanto, ao assumir o cargo em 20 de janeiro, Trump decidiu suspender a aplicação da proibição, buscando uma solução que envolvesse uma parceria com empresas americanas. Entre as propostas, Trump sugeriu que a ByteDance transferisse 50% do controle do TikTok para investidores dos Estados Unidos, de modo a garantir maior envolvimento das empresas americanas.
De acordo com a rádio pública NPR, o governo dos EUA está tentando reunir um grupo de investidores em torno da Oracle, uma gigante da computação em nuvem, com o objetivo de assumir o controle do algoritmo e dos dados da plataforma, mantendo a ByteDance como acionista minoritária. A Microsoft, que em agosto de 2020 já havia tentado adquirir o TikTok em uma parceria com o Walmart, pode estar voltando à mesa de negociações para viabilizar a compra.
Em 2020, a Microsoft e o Walmart haviam feito uma oferta conjunta para comprar a plataforma, mas a ByteDance recusou a proposta. Já a Oracle anunciou uma tentativa de adquirir uma participação minoritária de 12,5%, proposta que, no entanto, não se concretizou. Agora, com a continuação das negociações, a Microsoft surge como uma das principais candidatas a assumir o controle da plataforma, diante de um cenário de incertezas jurídicas e políticas para o TikTok nos Estados Unidos.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: