Aliado de Mélenchon diz que ele está pronto para governar
O movimento França Insubmissa insiste que a lógica institucional obriga Macron a indicar um primeiro-ministro da esquerda
247 - "O presidente Macron precisa aprender algo: ele está obrigado pelo voto dos eleitores a tomar decisões que não lhe agradam", afirmou um dos líderes do movimento França Insubmissa Manuel Bompard ao canal de TV Europa 1/CNews na manhã desta terça-feira (9), defendendo que Emmanuel Macron deve nomear um primeiro-ministro de esquerda.
"Qual outra opção ele tem hoje na mesa? A lógica institucional diz que a formação política que obtém o maior número de assentos na Assembleia Nacional forme um governo. O presidente não deve romper com essa prática", continuou o deputado da França Insubmissa.
Esse aliado próximo de Jean-Luc Mélenchon afirmou novamente que, se um governo de esquerda se formasse, ele aplicaria o programa comum estabelecido pela Nova Frente Popular. Ele se recusou a excluir Jean-Luc Mélenchon da lista de candidatos a primeiro-ministro , apesar dos desacordos manifestos na esquerda sobre o assunto: "Ele tem experiência governamental; é claro que ele faz parte das opções possíveis para ser primeiro-ministro."
Questionado sobre o risco de um governo de esquerda, sem maioria absoluta na Assembleia (182 assentos), ser derrubado poucos dias após sua possível nomeação, Manuel Bompard respondeu: "De fato, o presidente da República colocou todo o país em uma situação de instabilidade. Nós assumimos nossas responsabilidades, estamos prontos para governar. Depois, é responsabilidade de cada uma das bancadas parlamentares."
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: