TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Assad busca apoio de Trump para conter ganhos terroristas na Síria

    Presidente sírio busca acordos com o Ocidente e envia alerta sobre cristãos na Síria em última cartada diplomática

    Bashar al-Assad (Foto: ANA/Handout via REUTERS)

    247 - O presidente da Síria Bashar Al-Assad está fazendo esforços diplomáticos de última hora para permanecer no poder, incluindo propostas indiretas aos Estados Unidos e ao presidente eleito Donald Trump. Segundo a Bloomberg, Assad também estaria disposto a negociar para garantir um exílio seguro.

    Entre as iniciativas, ofereceu cortar vínculos com grupos militantes apoiados pelo Irã, como o Hezbollah e enviou um líder cristão para alertar o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, sobre a ameaça aos cristãos na Síria caso rebeldes islamistas prevaleçam, esperando que Orban levasse a mensagem a Trump.

    Mais cedo neste sábado (7), o escritório de Assad disse que o presidente está atualmente em Damasco, e que as reportagens da mídia alegando que ele deixou o país são falsas. A CNN disse que Assad não está em nenhum dos locais da cidade onde se esperaria encontrá-lo.

    O grupo terrorista Hayat Tahrir al-Sham (HTS, anteriormente conhecido como Frente al-Nusra) lançou uma ofensiva em larga escala contra o governo sírio em 29 de novembro, avançando do norte da região de Idlib, no noroeste, em direção às cidades de Aleppo e Hama. No dia seguinte, a segunda maior cidade da Síria, Aleppo, foi capturada por militantes pela primeira vez desde o início do conflito sírio em 2011.

    O comando do exército sírio anunciou em 1º de dezembro que o avanço dos terroristas na região de Hama foi interrompido e que as tropas do governo haviam iniciado uma contraofensiva, retomando o controle de várias localidades.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados