TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Exército sírio fortifica posições nos arredores de Damasco; presidente nega "fuga"

    O grupo terrorista Hayat Tahrir al-Sham lançou uma ofensiva em larga escala contra o governo sírio em 29 de novembro

    Tanques resistem após rebeldes liderados pelo HTS tentarem capitalizar a rápida tomada de Aleppo, no norte, e de Hama, no centro-oeste da Síria, avançando para Homs 06/12/2024 (Foto: REUTERS/Mahmoud Hasano)

    247 - Tropas sírias estão se fortalecendo nos arredores de Damasco, enquanto os combates continuam nas províncias ocidentais de Homs e Hama, além de Daraa, mais ao sul, informou o comando principal do exército sírio neste sábado. As informações são da agência Sputnik.

    “As nossas forças armadas fortificaram todas as suas posições fora de Damasco e do distrito sul para evitar que o caos, que os terroristas estão a tentar semear, cause qualquer problema”, disse o comando. 

    O exército sírio acrescentou que centenas de militantes foram mortos ou feridos na ofensiva multifacetada do exército sírio em três províncias. "Nosso valente exército continua conduzindo operações especiais altamente eficazes para deter terroristas no norte da província de Daraa e nas províncias de Hama e Homs. Centenas de terroristas foram mortos ou feridos. Dezenas de equipamentos militares, centros de comando e depósitos de armas foram eliminados", afirmou.

    Mais cedo, o presidente sírio Bashar al-Assad disse que está atualmente em Damasco, e as reportagens da mídia alegando que ele deixou o país são falsas, informou o escritório presidencial sírio.

    "Alguns veículos de mídia estrangeiros estão publicando rumores e notícias falsas sobre o presidente Bashar Assad ter deixado Damasco ou sobre suas supostas visitas secretas a determinados países. O gabinete do presidente desmente esses rumores", diz o comunicado.

    O grupo terrorista Hayat Tahrir al-Sham (anteriormente conhecido como Frente al-Nusra) lançou uma ofensiva em larga escala contra o governo sírio em 29 de novembro, avançando do norte da região de Idlib, no noroeste, em direção às cidades de Aleppo e Hama. No dia seguinte, a segunda maior cidade da Síria, Aleppo, foi capturada por militantes pela primeira vez desde o início do conflito sírio em 2011.

    O comando do exército sírio anunciou em 1º de dezembro que o avanço dos terroristas na região de Hama foi interrompido e que as tropas do governo haviam iniciado uma contraofensiva, retomando o controle de várias localidades.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados