Ataque racista de Trump a Kamala Harris provoca indignação nos Estados Unidos
"Eu não sabia que ela era negra, até alguns anos atrás, quando ela resolveu se tornar negra, e agora quer ser conhecida como negra”, disse ele
247, com informações da Reuters – O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, fez insinuações falsas e racistas na maior reunião anual de jornalistas negros do país na quarta-feira, questionando a identidade racial de sua rival democrata Kamala Harris.
“Ela sempre foi de herança indiana, e ela só promovia essa herança. Eu não sabia que ela era negra, até alguns anos atrás, quando ela resolveu se tornar negra, e agora quer ser conhecida como negra”, disse Trump, recebendo vaias de uma plateia de cerca de 1.000 pessoas. “Então, eu não sei, ela é indiana ou é negra? Mas, você sabe, eu respeito ambas as identidades, mas ela obviamente não, porque era indiana até que, de repente, virou uma pessoa negra.”
Harris, que é de ascendência indiana e jamaicana, há muito tempo se identifica como negra e asiática. Ela é a primeira pessoa negra e asiática americana a servir como vice-presidente.
Horas após os comentários de Trump, Harris disse aos membros da irmandade historicamente negra Sigma Gamma Rho, reunidos em Houston, que as declarações dele eram “mais um lembrete” de como foram os quatro anos sob o ex-presidente. “Foi o mesmo velho show de divisões e desrespeito,” afirmou Harris. “O povo americano merece mais.”
Desde o lançamento de sua campanha para a Casa Branca no início deste mês, Harris tem enfrentado uma série de ataques sexistas e racistas online, com algumas contas de extrema direita questionando sua identidade racial. Líderes do Partido Republicano têm instado os legisladores a se absterem de ataques pessoais e a focarem em suas posições políticas.
Trump, por sua vez, tem usado insultos pessoais contra Harris e disse que iria ignorar os conselhos para moderar sua retórica. “Eu não vou ser bonzinho!” disse a apoiadores em um comício.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: