'Banco do Brics conseguiu fazer muito sob a liderança de Dilma', diz Putin (vídeo)
Presidente russo destacou o "lucro significativo" obtido pelo banco: "de fato, está se recuperando, trabalhando cada vez mais de forma organizada e bem-sucedida"
TV BRICS - O Presidente russo, Vladimir Putin, reuniu-se com a Presidente do Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS, Dilma Rousseff, durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF). Eles discutiram as prioridades das atividades da organização financeira e a necessidade de multipolaridade nas relações internacionais.
Putin observou que o banco conseguiu fazer muito sob a liderança de Dilma. Por exemplo, pela primeira vez, o NBD apresentou um lucro significativo, segundo informa o serviço de imprensa do Kremlin.
Dilma Rousseff por sua vez destacou a importância de um mundo multipolar, refletido nas moedas nacionais, e afirmou que o Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS desempenha um papel crucial na economia global. Ela ressaltou a importância da presidência russa do BRICS e da organização do fórum, enfatizando a relação vital entre o banco e os países membros, especialmente Brasil e Rússia, que são cofundadores da instituição.
"Acredito que é um momento muito importante o fato de a Rússia estar presidindo o BRICS e organizando este fórum. Essa relação entre o banco e os membros do grupo é muito importante. A Rússia e o Brasil são cofundadores desse banco, portanto, a Rússia desempenha um papel muito importante para os países em desenvolvimento"
Dilma Rousseff
Presidente do Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS
No encontro, Putin mencionou que planeja realizar uma conversa telefônica com o Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, nos próximos dias para discutir os laços bilaterais.
"Peço-lhe que transmita meus melhores votos ao atual presidente, Sr. Lula. Ele e eu concordamos em ter uma conversa telefônica nos próximos dias para discutir os laços bilaterais"
Vladimir Putin
Presidente da Rússia
O líder russo também expressou sua expectativa de encontrar Lula na cúpula do BRICS em Kazan, neste outono.
O Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, que ocorre desde 1997, reúne cerca de 20 mil participantes de 136 países. Este ano, o tema central é “um mundo multipolar para construir um novo ponto de crescimento”, reforçando a importância do evento no cenário internacional e na Rússia.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: