TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Biden diz que queda de Bashar al-Assad é um "ato de justiça"

    O presidente reforçou o compromisso do governo estadunidense com a estabilidade regional e em fazer da Síria um país “independente e soberano”

    Joe Biden (Foto: Reuters/Evelyn Hockstein)

    247 – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez neste domingo (8) um primeiro pronunciamento oficial após a deposição do presidente sírio Bashar al-Assad e a tomada de Damasco por forças rebeldes. Em declaração na Casa Branca, Biden celebrou o fim do governo de Assad, classificando-o como um momento de "justiça" e de grandes possibilidades para a Síria.

    “Finalmente o regime de Assad caiu. Esse regime brutalizou, torturou e matou literalmente centenas de milhares de sírios inocentes. A queda desse regime é um ato de justiça. É um momento histórico de oportunidade para as pessoas da Síria, para que vejam o futuro do seu país, e é também um momento de risco e incerteza”, disse.

    “Durante anos, muitos apoiaram o Assad, incluindo o Irã, o Hezbollah e a Rússia. Mas esse apoio caiu nas últimas semanas, porque todos acabaram sendo ameaçados em suas posições. Depois do ataque do Hamas em Israel, o mundo percebeu o risco do Irã e prepostos na região. O principal preposto do Irã, o Hezbollah, também está enfraquecido”, afirmou.

    Em relação aos próximos passos, Biden reforçou o compromisso do governo estadunidense com a estabilidade regional e em fazer da Síria um país “independente e soberano”.

    “Olhando para a frente, os Estados Unidos apoiará os vizinhos da Síria, incluindo a Jordânia, o Líbano, Iraque e Israel, para que eles se mantenham nesse momento de transição na Síria. Falarei com líderes da região nos próximos dias e teremos grandes discussões a respeito”, ressaltou.

    “Nós estamos engajados com os grupos sírios dentro do que foi estabelecido para fazer uma transição segura e trazer uma Síria independente e soberana, com uma nova constituição e um novo governo, com um destino determinado pelo povo sírio”.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados