TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Biden e Trump se encontram hoje para começar transição de governo

    Biden se comprometeu publicamente a realizar uma transição "pacífica e ordenada"

    Biden e Trump (Foto: Reuters)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    Prensa Latina - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, receberá nesta quarta-feira (13) na Casa Branca seu sucessor eleito para o cargo, o republicano Donald Trump, para iniciar o processo de transição de governo.

    Uma breve declaração da secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, enfatizou no último sábado que, a convite de Biden, ele e “o presidente eleito Trump se encontrarão no Salão Oval na quarta-feira às 11h”, horário local.

    Num discurso no Rose Garden, o atual presidente antecipou que seria realizada uma “transição pacífica e ordenada” e afirmou aceitar os resultados das eleições presidenciais. “Cumprirei meu dever como presidente”, acrescentou Biden, mas não especificou se participaria da cerimônia de posse de Trump.

    Trump questionou repetidamente o sistema eleitoral dos EUA após a sua derrota nas urnas em 2020, espalhando falsas alegações sobre fraude eleitoral que estava disposto a espalhar se os resultados desta vez não o favorecessem.

    Nas eleições, há oito dias, o presidente eleito obteve não só o voto do Colégio Eleitoral, mas também o voto popular. Além disso, o Partido Republicano conquistou o controle do Senado (com 52 cadeiras em 100) e poderá manter o controle da Câmara dos Deputados, cuja contagem está prestes a ser encerrada.

    Diferentemente da atitude do democrata, Trump não facilitou a transição após a derrota em 2020 e optou por deixar a Casa Branca sem comparecer à posse de seu sucessor, em 20 de janeiro de 2021, algo nunca antes visto na história nacional.

    O presidente eleito já anunciou vários cargos-chave, incluindo nas últimas horas Tom Homan como diretor do Serviço de Imigração e Fiscalização Aduaneira; a governadora de Dakota do Sul, Kristi Noem, será secretária de Segurança Interna; Pete Hegseth, apresentador da Fox News, se tornará secretário de Defesa, e John Ratcliffe foi nomeado diretor da Agência Central de Inteligência (CIA).

    Ele também anunciou o ex-congressista Lee Zeldin para a Agência de Proteção Ambiental e a representante de Nova York Elise Stefanik como sua embaixador nas Nações Unidas e até criou um novo departamento, Eficiência Governamental, que será chefiado pelo magnata Elon Musk e pelo empresário Ramaswamy.

    Além disso, espera-se a eventual confirmação do Senador da Florida, Marco Rubio, como Secretário de Estado, um forte anticubano no Capitólio, que seria o primeiro latino a assumir essa responsabilidade.

    Na semana passada, Trump anunciou Susie Wiles, sua copresidente de campanha, como sua chefe de gabinete.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados