TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Brasil condena ataque de Israel contra bases de missão da ONU no Líbano

    No documento, o governo reforça a responsabilidade das partes envolvidas no conflito de assegurar a segurança do pessoal e das instalações da ONU

    Fumaça de um ataque israelense sobe dos subúrbios ao sul de Beirute, em meio a ataques israelenses em andamento, em Beirute, Líbano, 5 de outubro de 2024 (Foto: Reuters)

    247 – O governo brasileiro condenou, nesta quinta-feira (10), por meio de nota oficial divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, os ataques realizados por Israel contra postos da missão de paz das Nações Unidas no Líbano. No documento, o Brasil reforça a responsabilidade das partes envolvidas no conflito de assegurar a segurança e a proteção do pessoal e das instalações da ONU.

    Confirma comunicado na íntegra:

    “O Brasil condena os ataques desferidos pelas forças armadas de Israel contra postos da missão de paz das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL). Os ataques ocorreram nas localidades de Naqoura, Labbouneh e Ras Naqoura, e resultaram no ferimento de dois capacetes azuis de nacionalidade indonésia e em danos à infraestrutura da missão.

    A UNIFIL conta com mais de 10.000 militares provenientes de 50 estados membros da ONU, inclusive onze militares brasileiros.

    O governo brasileiro recorda a obrigação de todas as partes no conflito de garantir a segurança e a proteção do pessoal e das instalações da ONU, bem como de respeitar a inviolabilidade dessas instalações em todos os momentos. Qualquer ataque deliberado contra as instalações da UNIFIL ou contra os capacetes azuis que atuam sob a bandeira da ONU é uma grave violação do Direito Internacional, do Direito Internacional Humanitário e da Resolução 1701 (2006) do Conselho de Segurança da ONU, que estabeleceu os termos do cessar-fogo que encerrou a guerra de 2006.

    A UNIFIL foi estabelecida em 1978 pelo Conselho de Segurança para monitorar a cessação das hostilidades entre Israel e o Hezbollah; apoiar as forças armadas libanesas no sul do Líbano para garantir que essa área não seja utilizada por grupos armados; ajudar na implementação das resoluções do Conselho de Segurança; facilitar o retorno de civis deslocados e prestar assistência humanitária; e apoiar o governo do Líbano na restauração de sua autoridade na área.

    O governo brasileiro reitera sua condenação aos ataques israelenses contra zonas civis densamente povoadas no Líbano e renova seu apelo às partes envolvidas para que cessem imediatamente as hostilidades, de forma a interromper a preocupante escalada de violência na região.”

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados