Brasil expressa preocupação com escalada de tensões entre Líbano e Israel
Itamaraty pede "máxima contenção”
Sputnik - O governo brasileiro manifestou preocupação com a escalada militar ocorrida no domingo (25) entre Líbano e Israel.
"O governo brasileiro acompanha, com grave preocupação, a escalada de tensões observada, na última madrugada, no Líbano e em Israel, com ataque israelense contra alvos no sul do Líbano e lançamento de foguetes pelo Hezbollah contra o território israelense", diz o comunicado publicado neste domingo pelo Ministério das Relações Exteriores.
A declaração insta as partes envolvidas a "máxima contenção, a fim de evitar a intensificação de hostilidades na região e o alastramento do conflito para o restante do Oriente Médio".
Da mesma forma, o Itamaraty reafirmou que "desencoraja fortemente viagens à região" e tem dado orientações à comunidade brasileira no Líbano através das redes sociais.
Na madrugada do domingo, o Hezbollah afirmou ter lançado cerca de 320 foguetes contra diversas áreas do norte de Israel, incluindo 11 bases militares. O movimento esclareceu que o ataque representa a primeira fase de sua retaliação pela morte do comandante Fuad Shukr no final de julho.
Nesse ataque maciço, detectado antecipadamente pela inteligência israelense, o Hezbollah supostamente pretendia bombardear áreas centrais do país, incluindo uma base do Exército em Tel Aviv, de acordo com relatórios militares.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: