Campanha de Trump intensifica discurso sobre fraude eleitoral e sugere questionar resultado da votação
Democratas receiam que Trump possa organizar uma coletiva de imprensa antecipando uma declaração de vitória antes que a contagem dos votos seja finalizada
247 – A campanha do ex-presidente dos EUA e candidato à reeleição, Donald Trump, intensificou a disseminação da tese de fraude eleitoral. Com a estratégia de colocar em dúvida a integridade da eleição de 2024, a Justiça americana já teme a possibilidade de caos nas horas seguintes ao término da votação, que ocorrerá na próxima terça-feira (5).
Em declarações recentes, Trump tem dito a apoiadores que a única forma de ele perder as eleições seria se ocorresse “corrupção” no sistema de votação. Na última quinta-feira (31), ele ainda afirmou em redes sociais, sem apresentar evidências, que a campanha republicana “pegou [os democratas] roubando na Pennsylvania" e solicitou que fosse feita uma investigação.
Na eleição presidencial de 2020, por sua vez, a equipe de Trump chegou a entrar com mais de 60 ações judiciais alegando supostas fraudes em várias partes do país. Todas as denúncias foram rejeitadas pelos tribunais.
De acordo com o UOL, os democratas receiam que Trump possa organizar uma coletiva de imprensa na madrugada de terça para quarta-feira, antecipando uma declaração de vitória antes mesmo que a contagem dos votos seja finalizada.
Diferentemente de 2020, democratas observam que a campanha de Trump parece ter adotado uma nova abordagem: começar a lançar suspeitas sobre o processo eleitoral antes do dia do pleito. Segundo o Uol, mais de cem "denúncias" já foram apresentadas à Justiça, questionando a legitimidade do sistema de votação em alguns estados.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: