Candidata à presidência dos EUA, Jill Stein é detida em protesto pró-Palestina
Presa durante manifestação na Universidade de Washington, candidata do Partido Verde foi mantida na delegacia por cerca de 5 horas
247 - A candidata do Partido Verde às eleições presidenciais dos Estados Unidos, Jill Stein, foi detida neste sábado (27) durante um protesto em apoio ao povo palestino, realizado na Universidade de Washington, em St. Louis, informa o g1. A prisão de Stein ocorreu em meio a uma série de manifestações registradas em todo o país nos últimos dias, com mais de 80 detenções e o fechamento do campus à noite, conforme comunicado das autoridades universitárias.
Segundo relatos, Jill Stein, que tem origem judia, juntamente com seu gerente de campanha, Jason Call, e a vice-gerente de campanha, Kelly Merrill-Cayer, foi detida junto a cerca de 100 pessoas, a maioria estudantes da Universidade de Washington, durante um acampamento montado nas dependências da instituição. O protesto exigia o rompimento dos laços entre a universidade e a Boeing, empresa acusada de fabricar munições utilizadas no que foi descrito como um "genocídio em curso" contra o povo palestino em Gaza.
Em comunicado divulgado em suas redes sociais, Stein expressou apoio às demandas dos estudantes e aos protestos pacíficos realizados no campus. A postagem destacou a importância do protesto estudantil pela paz e pelas liberdades civis, ressaltando que a solidariedade sempre representou a melhor parte da consciência moral coletiva.
Esta não é a primeira vez que Stein se envolve em protestos que resultam em prisão ou processo judicial. Em 2012, ela foi detida ao tentar entrar em um debate entre candidatos presidenciais em protesto contra a exclusão de partidos nanicos, como o Partido Verde. Em 2016, Stein enfrentou processo judicial após se unir a grupos indígenas na luta contra a construção de um oleoduto em suas terras e por pichar uma frase de protesto em um trator.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: