TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Candidato de extrema-direita é agredido durante campanha na França

    Hervé Breuil, candidato do partido Reunião Nacional (RN), de Marine Le Pen, foi agredido enquanto fazia campanha na cidade industrial de Saint-Etiénne, perto de Lyon

    (Foto: REUTERS/Benoit Tessier)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    Reuters - Agressores vestidos de preto espancaram um candidato de extrema-direita durante a campanha que antecede a eleição parlamentar na França, segundo a polícia, repetindo a violência contra políticos na Alemanha e em outras partes da Europa, à medida que a atmosfera política se torna mais dura.

    Hervé Breuil, candidato do partido Reunião Nacional (RN), de Marine Le Pen, foi agredido enquanto fazia campanha na cidade industrial de Saint-Etiénne, perto de Lyon, na região central da França.

    Seus agressores usavam roupas pretas e máscaras, disseram os porta-vozes da polícia e das autoridades locais. Ele foi hospitalizado após o ataque, mas deve receber alta em breve, acrescentaram.

    Os ataques contra figuras políticas -- a maioria delas prefeitos e vereadores -- têm aumentado constantemente na França.

    Foram registrados 2.387 ataques físicos e verbais nos primeiros nove meses de 2023, em comparação com 2.265 em todo o ano de 2022, quando os incidentes aumentaram em um terço em relação a 2021, segundo os últimos dados do Ministério do Interior.

    Le Pen culpou o que ela chamou de "extremistas de extrema-esquerda" pelo ataque contra Breuil.

    "Uma campanha eleitoral em uma democracia não pode permitir que tais atos de extrema violência sejam realizados por uma extrema-esquerda que está preparada para fazer qualquer coisa para semear o caos", disse Le Pen no X.

    A polícia abriu uma investigação.

    As atmosferas políticas na França e na Alemanha têm sido endurecidas pela troca de farpas, muitas vezes realizada por meio das redes sociais, e pelas divisões e retórica populista.

    O presidente da França, Emmanuel Macron, convocou a eleição antecipada depois que seu partido foi derrotado pelo RN nas eleições para o Parlamento Europeu.

    O RN lidera as pesquisas antes da votação, à frente da coalizão de esquerda Nova Frente Popular. A eleição será realizada em dois turnos, em 30 de junho e 7 de julho.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados