TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Cessa a partir de hoje o trânsito de gás russo para a Europa através da Ucrânia

    A Gazprom explicou que foi “privada da possibilidade técnica e jurídica” de fornecer gás com trânsito pela Ucrânia

    (Foto: Leonardo Attuch)

    247 - O gás russo deixou de ser fornecido através da Ucrânia a partir das 8h (horário de Moscou) de 1º de janeiro, informa a gigante energética russa Gazprom.

    Reportagem do RT destaca que a Gazprom foi “privada da possibilidade técnica e jurídica” de fornecer gás com trânsito pela Ucrânia.

    A validade dos documentos assinados em 30 de dezembro de 2019 terminou. Chega ao fim o acordo entre a Gazprom e a Naftogaz sobre a organização do transporte de gás russo através do território da Ucrânia. Também ficam vencidos os acordos de cooperação entre os operadores da rede de transporte de gás russo e os ucranianos”, segundo a empresa russa.  

    A Gazprom explicou que a decisão foi tomada "em conexão com a recusa repetida e explicitamente expressa do lado ucraniano" de prorrogar os acordos bilaterais. 

    Por sua vez, o Ministério da Energia ucraniano classificou a situação atual como um “evento histórico”. A agência escreveu em postagem em suas redes sociais que a medida é tomada “no interesse da segurança nacional”. 

    A empresa eslovaca de transporte de gás Eustream já confirmou que o fluxo de gás da Ucrânia para o país foi interrompido. 

    A Rússia continua a exportar gás através do gasoduto TurkStream no Mar Negro.

    Vladimir Zelensky afirmou em mais de uma ocasião que a Ucrânia não prorrogaria o contrato para o trânsito de gás russo através do seu território e que não permitiria que a Rússia "ganhasse bilhões adicionais" com isso.

    O presidente russo, Vladimir Putin, lembrou, por sua vez, que é Kiev que “recebe cerca de 700 a 800 milhões de dólares por ano” graças ao acordo. O dirigente afirma que não vê nenhum problema nisso e que a estatal russa Gazprom “vai sobreviver a isto”. 

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados