Chanceler cubano diz que novo veto dos EUA na ONU mostra cumplicidade no genocídio israelense
EUA se opuseram à suspensão do genocídio e à retomada da ajuda humanitária
Prensa Latina - O ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, destacou nesyta quarta-feira (20) que o novo veto dos Estados Unidos no Conselho de Segurança da ONU evidencia a cumplicidade desse governo com o genocídio israelense contra a
Rodríguez detalhou em sua declaração no X que o projeto de resolução exigia um cessar-fogo imediato, incondicional e permanente, bem como acesso à ajuda humanitária para os civis em Gaza.
A proposta, apresentada pela Guiana em nome dos dez membros não permanentes do órgão, recebeu 14 votos favoráveis no principal órgão pela paz no planeta.
A representação norte-americana – que anteriormente obstruiu vários projetos de cessar-fogo – justificou a decisão com a alegada falta de ligação entre o projeto e a libertação imediata dos detidos pelo Hamas em outubro de 2023.
Após mais de 400 dias de conflito, o Conselho só deu luz verde a quatro resoluções sobre o assunto, com pouco ou nenhum efeito.
A tão esperada votação coincidiu com o terceiro dia consecutivo de debate sobre a situação em Gaza, onde a população do norte luta para permanecer viva depois de mais de 40 dias sem assistência.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: