HOME > Mundo

Chanceleres da Rússia e da China conversaram sobre segurança e cooperação regional

O encontro entre os chanceleres da Rússia e da China ocorreu no dia seguinte ao encontro de Wang Yi com seu homólogo ucraniano, Dmytro Kuleba, em Pequim

Wang Yi e Sergei Lavrov (Foto: Ministério das Relações Exteriores da Rússia)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Os chanceleres da Rússia e da China se encontraram na quinta-feira (25) em Vientiane, capital do Laos, no âmbito da cúpula de ministros das Relações Exteriores da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), onde discutiram a construção de "uma nova arquitetura de segurança", informa a Telesur.

O chanceler chinês, Wang Yi, afirmou que seu país "está pronto para trabalhar com a Rússia para manter a arquitetura de cooperação centrada na ASEAN, aberta e inclusiva".

Por sua vez, o chanceler russo, Sergey Lavrov, afirmou que ambos os países têm trabalhado juntos para construir uma ordem mundial multipolar com mais justiça para todos, guiados pelo princípio de um multilateralismo genuíno.

Serguéi Lavrov aproveitou o encontro para agradecer ao seu homólogo chinês, Wang Yi, as iniciativas de Pequim para "promover abordagens que considerem os interesses de todas as partes envolvidas" ao tratar da guerra na Ucrânia.

No documento divulgado pela China, foi reiterada a disposição de Pequim de "apoiar mutuamente" Moscou e "proteger os interesses chave um do outro".

O encontro entre os chanceleres da Rússia e da China ocorreu no dia seguinte ao encontro de Wang Yi com seu homólogo ucraniano, Dmytro Kuleba, em Pequim.

A China é um aliado da Rússia, e os membros da OTAN consideram que Pequim tem um papel "decisivo" para Moscou desde o início da operação militar especial russa na Ucrânia, em fevereiro de 2022.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados