HOME > Mundo

Chefe da ONU diz que não há alternativa à agência de refugiados palestinos

Até agora, 195 membros da UNRWA foram mortos por Israel desde 7 de outubro

Palestinos deslocados esperam ajuda da Agência de Assistência e Obras das Nações Unidas (UNRWA), em Rafah, no sul da Faixa de Gaza (Foto: Mohammed Salem / Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O chefe da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, declarou nesta sexta-feira (12) que não há alternativa à agência de refugiados Palestinos UNRWA, e 118 países apoiaram a entidade como indispensável.

A agência da ONU fornece educação, atendimento de saúde e auxílio para milhões de palestinos na Faixa de Gaza, Cisjordânia, Jordânia, Síria e Líbano. Desde o início da guerra de Israel em Gaza, há nove meses, autoridades da ONU lembram que a UNRWA é a espinha dorsal das operações de ajuda humanitária.

“Meu apelo para todos é este: protejam a UNRWA, protejam a equipe da UNRWA e protejam o mandato da UNRWA, inclusive por meio do financiamento”, afirmou Guterres em uma conferência de doadores em Nova York. “Deixem-me ser claro: não há alternativa à UNRWA.”

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pede há tempos que a agência seja dissolvida, acusando-a de praticar incitação anti-Israel. Atualmente, o Congresso do país considera a UNRWA uma organização terrorista.

Vários países ocidentais interromperam o financiamento à agência após acusações de Israel de que alguns membros de sua equipe estiveram envolvidos no ataque de 7 de outubro. A maioria dos doadores já retomaram as doações, e a ONU conduz uma investigação interna.

Até agora, 195 membros da organização foram mortos por Israel desde 7 de outubro: “A UNRWA também está sendo atingida de outras formas. A equipe tem sido alvo de protestos cada vez mais violentos e campanhas virulentas de desinformação”, disse Guterres.

“Algumas pessoas foram detidas pelas forças de segurança de Israel e, em seguida, reportaram mau tratamento e até tortura”, acrescentou.

A UNRWA foi criada pela Assembleia Geral da ONU em 1949, após a primeira guerra árabe-israelense. O embaixador da Jordânia nas Nações Unidas, Mahmoud Daifallah Hmoud, afirmou nesta sexta-feira que 118 países assinaram uma declaração conjunta apoiando a agência e seu trabalho. (Com informações da Reuters). 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados