TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Chefe do Estado-Maior das Forças de Defesa de Israel renuncia

      Herzi Halevi assumiu a responsabilidade pelo enorme lapso de segurança em 7 de outubro de 2023, quando militantes do Hamas atacaram Israel

      Herzi Halevi (Foto: Reuters)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O chefe do Estado-Maior das Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês), Herzi Halevi, anunciou nesta terça-feira que renunciará ao cargo em 6 de março de 2025, citando as falhas das operações do exército em 7 de outubro de 2023.

      "Informei hoje (terça-feira) ao Ministro da Defesa que, em virtude do meu reconhecimento da responsabilidade pelas falhas das IDF no dia 7 de outubro, e em um momento em que as IDF têm alcançado realizações significativas e estão no processo de implementar o acordo para a liberação de nossos reféns, solicitei deixar meu cargo em 6 de março de 2025", disse Halevi em comunicado, conforme noticiado pela agência Sputnik. 

      As Forças de Defesa de Israel lançaram a "Operação Espadas de Ferro" na Faixa de Gaza e impuseram um bloqueio total ao enclave em outubro de 2023. 

      O número de mortos na Faixa de Gaza devido aos ataques indiscriminados israelenses ultrapassou 46 mil desde 7 de outubro de 2023, de acordo com dados do Ministério da Saúde de Gaza.

      Em outubro de 2023, Israel foi alvo de uma operação militar sem precedentes com foguetes lançados da Faixa de Gaza, governada pelo movimento palestino Hamas. Além disso, militantes palestinos invadiram as áreas fronteiriças, abriram fogo contra militares e civis e fizeram reféns. Cerca de 1,200 pessoas foram mortas durante o ataque. 

      Mais de 250 pessoas foram capturadas no ataque e levadas para a Faixa de Gaza, de acordo com as autoridades israelenses.

      Um cessar-fogo entre Israel e Hamas está em vigor desde 19 de janeiro.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados