TV 247 logo
      HOME > Mundo

      China apoia todos os esforços dedicados à paz na Ucrânia, diz embaixador na ONU

      A China, juntamente com países como o Brasil, lançou o grupo "Amigos da Paz"

      Fu Cong, representante da China na ONU (Foto: CGTN)

      Global Times - A China apoia todos os esforços dedicados à paz, incluindo o consenso alcançado entre os EUA e a Rússia para iniciar as negociações, e espera que todas as partes envolvidas e partes interessadas participem do processo de negociação, buscando uma solução justa e duradoura que leve em consideração as preocupações de cada um e, finalmente, alcançando um acordo de paz vinculativo que seja aceitável para todas as partes, disse Fu Cong, representante permanente da China nas Nações Unidas antes que o Conselho de Segurança da ONU votasse em resoluções elaboradas pela Ucrânia, UE e EUA sobre a situação na Ucrânia.

      Fu disse que a posição da China sobre a questão da Ucrânia é clara e consistente. Nos últimos três anos, a China tem defendido ativamente a paz e se esforçado para promover o diálogo. A China enviou emissários especiais para se envolver em diplomacia de vaivém, mantendo contato com as partes relevantes, incluindo Rússia, Ucrânia, EUA e Europa, pedindo adesão aos três princípios para acalmar a situação, ou seja, nenhuma expansão do campo de batalha, nenhuma escalada de combate e nenhum avivamento da chama por nenhuma parte.

      A China, juntamente com países como o Brasil, lançou o grupo "Amigos da Paz", reunindo a sabedoria coletiva do Sul Global e formando uma força importante no apoio e no avanço da paz, disse Fu. 

      Atualmente, o apelo por negociações para resolver a questão da Ucrânia está crescendo, e a janela para a paz está se abrindo. A China apoia todos os esforços dedicados à paz, incluindo o consenso alcançado entre os EUA e a Rússia para iniciar as negociações, disse Fu. 

      Esperamos que a Europa desempenhe um papel na paz e trabalhe em conjunto para abordar as causas raízes da crise, alcançando paz e estabilidade de longo prazo no continente europeu. Neste momento crucial, esperamos que a comunidade internacional crie uma atmosfera favorável para promover uma solução política para a crise, e esperamos que a Assembleia Geral das Nações Unidas desempenhe um papel na promoção do consenso de paz entre seus estados-membros, disse Fu. 

      O embaixador chinês também observou que a China continuará seus esforços incansáveis ​​para uma solução política para a crise e baseará sua posição de votação nos dois projetos de resolução e emendas relevantes em seus princípios consistentes.

      O Conselho de Segurança da ONU adotou na segunda-feira uma resolução elaborada pelos EUA apelando por um rápido fim do conflito e pedindo uma paz duradoura entre a Rússia e a Ucrânia, enquanto o mundo marcava o terceiro aniversário desde a escalada total da crise. A resolução recebeu 10 votos a favor, nenhum contra e cinco abstenções, incluindo França e Grã-Bretanha, de acordo com a Agência de Notícias Xinhua. 

      Também na segunda-feira, a Assembleia Geral adotou uma resolução não vinculativa elaborada pela Ucrânia e países europeus, que pedia o fim do conflito, com 93 votos a favor, 65 abstenções e 18 votos contra. Os EUA, a Rússia e Israel estavam entre os que votaram contra. A Assembleia Geral também adotou uma resolução elaborada pelos EUA. A resolução elaborada pelos EUA não recebeu apoio suficiente na primeira votação. Após a inclusão de emendas propostas pela União Europeia, ela foi submetida a uma segunda votação e aprovada. Os EUA se abstiveram na segunda votação devido à sua oposição a certas palavras nas emendas da UE, de acordo com a Xinhua. 

      Uma notícia divulgada no site da ONU News chamou as duas resoluções de "resoluções concorrentes sobre a resolução do conflito" e disse que é um sinal de diferenças estratégicas dentro da aliança transatlântica sobre o caminho a seguir para a paz." 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados