China e Irã felicitam Maduro por reeleição na Venezuela
Pequim e Teerã expressam apoio ao processo eleitoral venezuelano e destacam a importância das relações bilaterais
247 - O governo chinês parabenizou nesta segunda-feira (29) o presidente reeleito da Venezuela, Nicolás Maduro, pelo triunfo nas eleições presidenciais, relata a Telesur. Em uma coletiva de imprensa, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, destacou a amizade e a parceria entre Pequim e Caracas, afirmando que ambos os países são "bons amigos e parceiros que se apoiam mutuamente".
Lin Jian ressaltou a importância do desenvolvimento das relações sino-venezuelanas e declarou que a China está "disposta a trabalhar" com a Venezuela para promover o conteúdo de sua parceria estratégica. Ele expressou a esperança de que o fortalecimento dos laços entre os dois países "beneficie ambos os povos".
Nos meses que antecederam as eleições, a China havia reafirmado seu apoio à "soberania e independência" da Venezuela, desejando que o governo venezuelano conduzisse o processo eleitoral conforme "sua constituição e leis nacionais" e "sem interferências externas".
Em 2023, China e Venezuela elevaram o nível de suas relações bilaterais para uma "parceria estratégica" durante uma visita do presidente venezuelano a Pequim.
Irã também parabeniza Maduro e destaca democracia na Venezuela
A República Islâmica do Irã também felicitou o povo venezuelano pela realização das eleições presidenciais, destacando a institucionalização do processo democrático no país sul-americano.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Naser Kanaani, escreveu na rede social X que, apesar das "ameaças e sanções injustas" contra os venezuelanos, a participação massiva do povo nos comícios e a supervisão de centenas de observadores internacionais de outros países, instituições e organizações indicam a consolidação da democracia na Venezuela.
Kanaani também parabenizou Nicolás Maduro por sua reeleição como presidente e reafirmou a postura do governo iraniano em "apoio e solidariedade com a República Bolivariana da Venezuela para impulsionar programas de desenvolvimento e fortalecer a cooperação bilateral".
Resultado
Com 51,2% dos votos, Nicolás Maduro foi reeleito presidente da Venezuela nas eleições presidenciais realizadas no domingo. O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) informou que o pleito transcorreu em um ambiente de paz ao anunciar os resultados.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: