TV 247 logo
      HOME > Mundo

      China fortalecerá parceria estratégica com a Espanha, diz Xi Jinping

      Em encontro com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sanchez, o líder chinês falou em ampliar a parceria com a União Europeia

      Pedro Sánchez, chefe de governo da Espanha, e Xi Jinping, presidente chinês (Foto: Global Times )
      Otávio Rosso avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Durante encontro realizado nesta sexta-feira (11), o presidente da China, Xi Jinping, afirmou que o país está pronto para aprofundar sua parceria estratégica abrangente com a Espanha, atribuindo a ela “maior foco estratégico e mais vitalidade de desenvolvimento”. A declaração foi feita em reunião com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, em Pequim. A informação é da agência estatal Xinhua.

      Xi Jinping destacou que a China trabalhará com a Espanha “para melhorar o bem-estar dos dois povos, injetar ímpeto nas relações China-UE e fazer maiores contribuições para promover a paz, a estabilidade e o desenvolvimento mundiais”.

      Ele também pediu que os dois lados continuem “a consolidar a base política de apoio mútuo, confiança e respeito, e apoiem-se mutuamente em questões que envolvam seus interesses centrais e principais preocupações, especialmente na salvaguarda da soberania e integridade territorial”.

      Segundo o presidente chinês, “a demanda de consumo e o potencial de transformação industrial dos mais de 1,4 bilhão de habitantes da China fornecerão um forte impulso para a economia mundial”. Xi acrescentou que a China está disposta a “fazer bom uso das vantagens de cooperação mutuamente benéficas e complementares com a Espanha, deixar os mecanismos de cooperação econômica, comercial, científica e tecnológica desempenharem plenamente seus papéis, e aproveitar o potencial de cooperação em nova energia, manufatura de alta tecnologia, cidades inteligentes e outros campos, de modo a alcançar mais resultados de cooperação mutuamente benéficos”.

      O líder chinês defendeu ainda que “os dois países devem continuar a amizade tradicional e fortalecer o entendimento entre os dois povos e expandir as iniciativas de intercâmbio estudantil”.

      Para além das relações bilaterais, Xi destacou que “tanto a China quanto a Espanha são forças positivas que apoiam o multilateralismo e a cooperação aberta”. Segundo ele, os dois países devem “promover a construção de um sistema de governança global justo e equitativo, salvaguardar a paz e a segurança mundiais e promover o desenvolvimento e a prosperidade comuns”.

      Pedro Sánchez, por sua vez, afirmou que “nos últimos 20 anos, desde o estabelecimento de uma parceria estratégica abrangente, a Espanha e a China têm mantido consistentemente o respeito mútuo e a cooperação amigável, com as relações bilaterais continuando a se aprofundar e se desenvolver de forma constante”.

      O primeiro-ministro espanhol reforçou o alinhamento com Pequim ao declarar que “a Espanha atribui grande importância às suas relações com a China, adere inabalavelmente à política de Uma Só China e está disposta a manter intercâmbios de alto nível com a China e aprofundar a cooperação e os intercâmbios mutuamente benéficos em vários campos para levar as relações bilaterais a um novo nível”.

      Sánchez concluiu lembrando o papel da China na relação com o bloco europeu. “A China é um parceiro importante da UE”, disse, acrescentando que “a Espanha sempre apoiou o desenvolvimento estável das relações UE-China”.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados