Comércio entre parte continental da China e Taiwan cresce 9,4% em 2024, reforçando integração
Exportações da parte continental para Taiwan cresceram 9,8%, enquanto as importações provenientes da ilha aumentaram 9,3%
247 - O comércio entre a parte continental da China e a província de Taiwan apresentou um crescimento de 9,4% em 2024, refletindo avanços consistentes nos intercâmbios e na cooperação econômica entre ambos os lados do Estreito de Taiwan. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (15) por Chen Binhua, porta-voz do Departamento dos Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado chinês, com base em dados da Administração Geral das Alfândegas, e noticiada em primeira mão pela Xinhua.
O volume total do comércio bilateral alcançou US$ 292,97 bilhões no ano passado. As exportações da parte continental para Taiwan cresceram 9,8%, enquanto as importações provenientes da ilha aumentaram 9,3%.
O ambiente de investimentos também demonstrou resiliência. Segundo o Ministério do Comércio, foram criadas 7.941 novas empresas financiadas por Taiwan na parte continental em 2024, representando um aumento de 1,6% em relação a 2023.
A província de Fujian, pela sua proximidade com Taiwan, teve papel central no fortalecimento da integração econômica. De janeiro a novembro de 2024, o comércio entre Fujian e Taiwan totalizou 85,22 bilhões de yuans (US$ 11,86 bilhões), com crescimento de 3,2% em comparação ao ano anterior. No mesmo período, a província contabilizou o estabelecimento de 2.117 novas empresas financiadas por Taiwan, alta de 16%, e registrou 920 mil visitas de residentes taiwaneses, um expressivo aumento de 53,3%.
Chen Binhua ressaltou que, em 2025, serão adotadas novas medidas para apoiar indivíduos e empresas de Taiwan. Entre as iniciativas estão a melhoria do ambiente de negócios, a promoção da colaboração industrial e a criação de centros especializados para empresas financiadas por Taiwan.
“Continuaremos a implementar políticas que aprofundem o desenvolvimento integrado entre os dois lados do Estreito”, afirmou Chen, destacando o compromisso com a ampliação da abertura econômica e o fortalecimento dos vínculos com o mercado interno da parte continental da China.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: