TV 247 logo
      HOME > Mundo

      DeepSeek é alvo de ataque cibernético

      Ataque ocorre enquanto usuários migram para startup chinesa de IA

      Ilustração com letras e mão metálica - 23/06/2023 (Foto: Reuters/Dado Ruvic)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      (Reuters) – A startup chinesa DeepSeek informou nesta segunda-feira que limitará temporariamente novas inscrições devido a um ataque cibernético, após o assistente de inteligência artificial da empresa ganhar repentina popularidade.

      No início do dia, a startup também enfrentou interrupções em seu site depois que seu assistente de IA se tornou o aplicativo gratuito mais bem avaliado na App Store da Apple nos Estados Unidos.

      De acordo com sua página de status, a empresa resolveu os problemas relacionados à interface de programação de aplicativos e à impossibilidade dos usuários de fazer login no site. As interrupções desta segunda-feira foram as mais longas da empresa em cerca de 90 dias, coincidindo com o aumento exponencial de sua popularidade.

      Na semana passada, a DeepSeek lançou um assistente gratuito que, segundo a empresa, utiliza menos dados e opera a uma fração do custo dos modelos de IA concorrentes, possivelmente marcando um divisor de águas nos investimentos necessários para o desenvolvimento de IA.

      Alimentado pelo modelo DeepSeek-V3, que, segundo seus criadores, "lidera os rankings entre os modelos de código aberto e rivaliza com os modelos de código fechado mais avançados do mundo", o aplicativo de inteligência artificial ganhou enorme popularidade entre os usuários nos EUA desde seu lançamento, em 10 de janeiro, conforme dados da empresa de pesquisa Sensor Tower.

      Esse marco destaca como a DeepSeek causou um impacto profundo no Vale do Silício, desafiando a visão amplamente aceita sobre a primazia dos EUA em IA e a eficácia dos controles de exportação de tecnologia de Washington que visam as capacidades avançadas de chips e IA da China.

      As ações de empresas de tecnologia sofreram forte queda nesta segunda-feira, com os papéis da Nvidia e da Oracle registrando perdas significativas.

      Modelos de IA como ChatGPT e DeepSeek exigem chips avançados para alimentar seus treinamentos. Desde 2021, o governo Biden ampliou o escopo das proibições para impedir que esses chips fossem exportados para a China e usados para treinar modelos de IA de empresas chinesas.

      No entanto, pesquisadores da DeepSeek escreveram em um artigo no mês passado que o DeepSeek-V3 foi treinado usando chips H800 da Nvidia, com custos inferiores a US$ 6 milhões.

      Embora essa afirmação tenha sido contestada, o fato de os chips utilizados serem menos avançados do que os modelos mais sofisticados que Washington tenta impedir que cheguem à China, assim como os custos relativamente baixos de treinamento, levou executivos de tecnologia dos EUA a questionarem a eficácia dos controles de exportação de tecnologia.

      Pouco se sabe sobre a empresa por trás da DeepSeek, uma pequena startup baseada em Hangzhou e fundada em 2023, ano em que o gigante chinês de buscas Baidu lançou o primeiro modelo de linguagem de grande porte da China.

      Desde então, dezenas de empresas chinesas de tecnologia, grandes e pequenas, lançaram seus próprios modelos de IA, mas a DeepSeek é a primeira a ser elogiada pela indústria de tecnologia dos EUA como capaz de igualar ou até superar o desempenho dos modelos mais avançados desenvolvidos nos Estados Unidos.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados