TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Elon Musk compartilha convocação para ato contra Lula; Gleisi critica bolsonaristas: 'não têm noção de soberania'

      Bilionário interagiu com publicação que convoca manifestações contra o governo brasileiro em março. Gleisi acusa oposição de submissão aos EUA

      Gleisi Hoffmann e Elon Musk (Foto: Gabriel Paiva/Câmera dos Deputados | Reuters)
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O empresário Elon Musk, dono da Tesla, da SpaceX e do X (antigo Twitter), voltou a se envolver diretamente na política brasileira ao compartilhar uma publicação que convoca atos pelo impeachment do presidente Lula (PT). A postagem, feita por Mario Nawfal, influenciador crítico de Lula e do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), menciona protestos organizados para ocorrer em 120 cidades no mês de março, relata Paulo Cappelli, do Metrópoles.

      Na publicação, Nawfal compartilhou imagens de manifestações de 2016 pelo golpe contra a então presidente Dilma Rousseff (PT) e sugeriu que o mesmo movimento se repetirá contra Lula. Musk, ao interagir com a postagem, escreveu apenas “Wow” (Uau), amplificando o alcance da convocação. A atitude do bilionário gerou reações no meio político brasileiro.

      A presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), usou as redes sociais para criticar a postura do empresário e a mobilização da direita bolsonarista no Brasil. “Elon Musk usando o X para comandar um protesto de bolsonaristas aqui no Brasil. Essa gente do inelegível [Jair Bolsonaro] não tem noção do que seja a palavra soberania. Bater continência para bandeira dos EUA é pouco. Querem entregar de vez o país e nem se envergonham disso”, escreveu.

      Musk, que atualmente ocupa o cargo de chefe do Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos, tem estreita ligação com a ala mais radical da direita norte-americana. Ele é aliado próximo de Donald Trump e mantém um discurso abertamente hostil a Lula e a Alexandre de Moraes.

      A relação conflituosa entre Musk e Moraes se intensificou nos últimos meses, quando o empresário acusou o ministro de “censura” após decisões judiciais que determinaram bloqueios de perfis no X ligados a desinformação e ataques às instituições democráticas.

      A amplificação da convocação para protestos contra Lula reforça a crescente ingerência de figuras da extrema direita internacional na política brasileira. Musk já demonstrou diversas vezes sua afinidade com aliados de Jair Bolsonaro e tem usado suas redes para disseminar conteúdos alinhados à oposição ao governo.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados