TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Em Baku, Putin busca solução para conflito entre Azerbaijão e Armênia

    Rússia confirma disposição para facilitar a normalização das relações entre os países

    Putin e Aliyev (Foto: Sputnik)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - A Rússia confirmou sua prontidão para facilitar a normalização das relações entre Azerbaijão e Armênia, de acordo com uma declaração conjunta dos líderes russos e azerbaijanos divulgada nesta segunda-feira (19). O presidente russo, Vladimir Putin, chegou à capital do Azerbaijão, Baku, para uma visita de Estado de dois dias no último domingo (18). 

    Em novembro do ano passado, o Azerbaijão retomou uma ofensiva, capturando a região de Nagorno-Karabakh e forçando dezenas de milhares de armênios étnicos a fugirem. Os dois vizinhos estão envolvidos em um processo de delimitação e demarcação de fronteiras.

    "As partes enfatizaram a importância da declaração trilateral de novembro de 2020, bem como dos acordos subsequentes alcançados no mais alto nível, para garantir segurança e desenvolvimento sustentável no Cáucaso do Sul. A Rússia confirmou sua prontidão para continuar facilitando a normalização das relações entre Azerbaijão e Armênia", diz a declaração, citada pelo Kremlin.

    Além disso, o presidente Putin afirmou após conversas com seu homólogo azerbaijano, Ilham Aliyev, que a Rússia está pronta para facilitar a delimitação e demarcação das fronteiras entre Azerbaijão e Armênia.

    Durante as conversas, Putin afirmou que Moscou ficaria feliz se pudesse ajudar a assinar um acordo de paz sobre Nagorno-Karabakh.  "Se pudermos fazer algo para avançar na assinatura de um acordo de paz, para promover a desmilitarização e a demarcação da fronteira... ficaríamos muito satisfeitos com isso", afirmou Putin.

    Putin destacou que o Azerbaijão busca resolver a situação em Nagorno-Karabakh e acrescentou que pretende informar o primeiro-ministro armênio, Nikol Pashinyan, sobre os resultados das negociações em Baku.

    Da sua parte, Aliyev disse que o Azerbaijão está satisfeito com o nível de interação com a Rússia. "Hoje... continuamos nossa comunicação. Na verdade, começamos ontem, com uma troca detalhada de opiniões sobre questões importantes da agenda bilateral e da segurança regional. Hoje, continuaremos tanto em formato restrito quanto em formato ampliado. Estou muito satisfeito com o nível de interação entre os países, e a declaração sobre cooperação aliada que assinamos em fevereiro de 2022 está sendo implementada com sucesso", disse Aliyev na reunião. 

    Mais cedo nesta segunda-feira, o ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, afirmou que a Rússia defende a rápida conclusão de um tratado de paz, bem como o desbloqueio das comunicações entre a Armênia e o Azerbaijão. 

    "Defendemos a rápida conclusão de um tratado de paz e o desbloqueio das comunicações. Infelizmente, no que diz respeito às comunicações pela região de Syunik, na Armênia, é a liderança armênia que está sabotando o acordo assinado pelo primeiro-ministro Nikol Pashinyan. É difícil entender o sentido de tal posição", disse Lavrov ao Canal Um.

    O mais importante hoje é seguir o espírito de uma série de acordos trilaterais alcançados pelos líderes da Rússia, Azerbaijão e Armênia entre 2020 e 2022, acrescentou o ministro.

    "A base estabelecida no âmbito das reuniões e documentos trilaterais continua totalmente relevante", afirmou o ministro.

    A Armênia e o Azerbaijão travaram várias guerras pelo Nagorno-Karabakh após o colapso da União Soviética. A escalada de 2020 terminou com uma trégua mediada pela Rússia, que resultou no controle de partes do enclave pelo Azerbaijão. (Com informações da Sputnik). 

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados