Em visita de Lula, Brasil amplia cooperação com Japão em áreas estratégicas
Meio ambiente, inclusão digital, recuperação de pastagens e pesquisa científica são alguns dos setores contemplados pelos acordos assinados
247 - Em visita oficial ao Japão nesta semana, o presidente Lula e sua delegação de ministros assinaram uma série de acordos para ampliar a cooperação bilateral entre os dois países, abrangendo meio ambiente, recuperação de pastagens, tecnologia digital e pesquisa científica. Os detalhes foram divulgados após reunião com o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba.
Entre as iniciativas está um memorando sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), assinado pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e seu homólogo japonês, Murakami Seiichiro.
Segundo Juscelino Filho, a parceria "impulsionará a inovação, a inclusão digital e o desenvolvimento sustentável no Brasil", promovendo intercâmbio de conhecimento nas áreas de telecomunicações, serviços postais e economia digital.
Na área agropecuária, o ministro brasileiro Carlos Fávaro assinou com o ministro japonês da Agricultura, Taku Eto, uma carta de intenções para recuperar até 40 milhões de hectares de pastagens degradadas no Brasil.
"Nosso programa visa dobrar a produção sem precisar derrubar uma árvore sequer no Cerrado ou na floresta", afirmou Fávaro. O objetivo é promover práticas sustentáveis e fortalecer a segurança alimentar.
Já na questão ambiental, a ministra Marina Silva e o ministro japonês Keiichiro Asao assinaram acordo com foco na mitigação das mudanças climáticas, conservação da biodiversidade, economia circular e gestão sustentável de resíduos.
Marina destacou que a iniciativa fortalece a cooperação rumo à COP30, com destaque para "mitigação, adaptação, meio ambiente urbano, tecnologia e mecanismos inovadores de financiamento".
Por fim, o ministro da Educação, Camilo Santana, firmou parceria com o Japão para retomar programas conjuntos de pesquisa científica interrompidos pela pandemia de covid-19. Santana ressaltou que a cooperação ampliará a internacionalização da educação superior brasileira.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: