HOME > Mundo

Entenda os cinco pontos que definem a política externa chinesa

Eles são pilares para um mundo de paz, com respeito à integridade e à soberania de todos os países

Reforma e abertura na nova era sob a liderança de Xi Jinping

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 – Na última sexta-feira, ocorreu na Grande Sala do Povo em Pequim, a Conferência que marcou o 70º aniversário dos Cinco Princípios da Coexistência Pacífica. Durante o evento, o presidente chinês, Xi Jinping, discursou sobre "Levando Adiante os Cinco Princípios da Coexistência Pacífica e Construindo Conjuntamente uma Comunidade com um Futuro Compartilhado para a Humanidade", enfatizando a importância desses princípios na política externa chinesa, conforme relatado pelo Global Times.

Os princípios fundamentais são: respeito mútuo pela integridade territorial e soberania, não-agressão, não-interferência nos assuntos internos dos outros países, igualdade e benefício mútuo, e coexistência pacífica. Eles foram propostos inicialmente pela China e se mantêm como diretrizes nas relações internacionais do país ao longo dos últimos 70 anos, mesmo com as profundas transformações no cenário global.

Esses princípios ganham importância diante do atual contexto mundial de hegemonismo e unilateralismo, com frequentes conflitos geopolíticos e o espectro de uma nova Guerra Fria. O presidente Xi Jinping reforçou a necessidade de aderir a esses princípios para a construção de uma comunidade internacional mais harmoniosa e estável.

A adoção crescente desses princípios por várias nações, especialmente os países em desenvolvimento, reflete a busca por uma defesa robusta da soberania e independência nacional contra o domínio de poucas nações sobre os assuntos globais. A China, como membro influente do Sul Global, continua a fomentar parcerias de desenvolvimento que sejam justas, equitativas e inclusivas, promovendo um ambiente internacional mais justo.

Este compromisso com os Cinco Princípios da Coexistência Pacífica destaca o papel da China como uma liderança progressista e pacificadora na política global, empenhada em promover o bem comum da humanidade.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados