China fortalece cooperação com o Peru, após encontro de Xi Jinping com Dina Boluarte
A conclusão do porto de Chancay, que visa tornar-se um novo canal entre a China e a América Latina, foi outro tema abordado
Do Global Times – Em recente encontro em Pequim, o Presidente da China, Xi Jinping, destacou os resultados significativos alcançados através da cooperação em diversos setores entre China e Peru. As conversas ocorreram durante a visita da Presidente do Peru, Dina Boluarte, à China, visando expandir as relações bilaterais entre os dois países. Xi enfatizou a importância das empresas chinesas no desenvolvimento econômico do Peru e expressou o desejo de elevar a parceria estratégica abrangente para um novo nível.
A visita de Boluarte foi marcada por avanços significativos, incluindo a expansão da cooperação para novas áreas como economias verde e digital, ressaltando a autonomia estratégica do Peru em colaborar pragmaticamente com a China, apesar das crescentes pressões dos Estados Unidos. Especialistas chineses reiteraram o apoio de seu país ao Peru na escolha de um caminho de desenvolvimento que se ajuste às suas condições nacionais e na promoção de uma cooperação amigável. Ambos os líderes discutiram o uso eficaz do mecanismo de diálogo estratégico econômico intergovernamental e a coordenação em setores como mineração, energia, manufatura e agricultura.
Xi também convidou produtores peruanos de alta qualidade a entrarem no mercado chinês e destacou a importância de um ambiente legal e político favorável no Peru para investimentos e cooperações chinesas de longo prazo. A conclusão oportuna do porto de Chancay, que visa tornar-se um novo canal terrestre-marítimo entre a China e a América Latina, foi outro tema abordado, com Xi apoiando a iniciativa do Peru de sediar a reunião informal dos líderes da APEC deste ano.
Durante sua estada de cinco dias, Boluarte experimentou veículos de energia nova na China e elogiou a rapidez do trem de alta velocidade chinês, convidando mais turistas chineses a visitarem o Peru. Ela expressou admiração pelos avanços da China e a disposição do Peru em fornecer um bom ambiente de negócios para empresas chinesas, além de colaborar para a conclusão do projeto do porto de Chancay conforme o planejado.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: