HOME > Mundo

Erdogan alerta que pode ordenar ação militar contra Israel

Líder turco reiterou sua prontidão para apoiar a Palestina por quaisquer meios

Erdogan (Foto: REUTERS/Umit Bektas/File Photo)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

TASS - O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, alertou que a Turquia pode entrar em Israel da mesma forma que entrou em Nagorno-Karabakh e na Líbia.

"Assim como entramos em Karabakh e na Líbia, faremos o mesmo com eles [Israel]. Nada é impossível. Precisamos ser fortes para tomar tais medidas", disse ele ao canal Halk TV.

Segundo o canal de televisão, desta forma o líder turco reiterou sua prontidão para apoiar a Palestina por quaisquer meios.

A mídia local relembrou que em novembro de 2023 o parlamento turco sancionou uma extensão de um ano da missão das forças armadas do país no Azerbaijão, dentro do centro de monitoramento conjunto russo-turco, que foi estabelecido em janeiro de 2021 para controlar a cessação das hostilidades na zona do conflito de Karabakh. Também em novembro de 2023, o parlamento turco estendeu o mandato do contingente militar do país na Líbia por 24 meses. As forças turcas estão na Líbia de acordo com um acordo de cooperação militar com o Governo de Acordo Nacional da Líbia.

Erdogan também disse que presidente palestino, Mahmoud Abbas, não respondeu à proposta da Turquia de falar no parlamento turco quando o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, estava discursando no Congresso dos EUA em 24 de julho. Anteriormente, o líder turco pediu a Abbas para se desculpar por não ter respondido ao convite de Ancara.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados