TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Erdogan cogita enviar tropas turcas para 'monitoramento de paz' na Ucrânia

    Presidente turco avalia participação militar não combatente em missão de paz; analistas consideram que Erdogan busca reforçar sua influência na Europa

    Recep Erdogan, presidente da Turquia (Foto: Reuters)
    Luis Mauro Filho avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, está avaliando a possibilidade de enviar militares turcos à Ucrânia para integrar uma missão de monitoramento da situação no país, conforme reportado pela agência Bloomberg, que cita fontes próximas às negociações. 

    Segundo as fontes consultadas, Erdogan busca uma aproximação estratégica com a União Europeia, oferecendo uma colaboração mais estreita em defesa e segurança em troca de maior cooperação econômica. Nesse contexto, o líder turco poderia propor a participação de pessoal militar em uma missão de manutenção da paz na Ucrânia, desde que haja o consentimento de Moscou.

    "A Turquia surge como um mediador de poder mais proeminente e um elemento-chave da OTAN. O presidente turco expandiu a presença militar e diplomática do país da África para o Oriente Médio de uma forma nunca vista desde o fim do Império Otomano, há um século", destacou a agência em sua análise.

    A possibilidade de um engajamento militar turco na Ucrânia, no entanto, levanta preocupações em Moscou. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, declarou que propostas de envio de tropas estrangeiras à zona de conflito "parecem tentativas de salvar as autoridades de Kiev", classificando a ideia como uma possível provocação.

    O Ministério da Defesa da Turquia confirmou que o envio de forças de paz para a Ucrânia será discutido entre todas as partes interessadas caso a medida seja considerada necessária. 

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados