HOME > Mundo

Espanha apoia proposta de Haddad de taxar super-ricos a nível global

Segundo Haddad, atualmente, são 3 mil pessoas que detêm US$ 15 trilhões em patrimônio

Fernando Haddad, Ministro da Fazenda, em bilateral com Carlos Cuerpo, Ministro de Finanças da Espanha (Foto: Diogo Zacarias/MF)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O ministro Carlos Cuerpo, da Economia, Comércio e Negócios da Espanha, afirmou na terça-feira (4) que apoia a proposta brasileira de taxação dos super-ricos a nível global. 

“Temos de alcançar o crescimento em termos nominais, mas também de garantir que esse crescimento seja cada vez mais justo, mais equitativo, reduza as desigualdades que nos últimos anos temos visto crescer”, disse o ministro espanhol.

Apesar de ser uma iniciativa do Brasil dentro das discussões do G-20, o ministro da Fazenda enfatizou que a taxação dos super-ricos é um debate antigo. Para ele, a proposta é “decente do ponto de vista de justiça social, econômica e política”.

“Os desafios já colocados vão exigir novas fontes de financiamento e me parece que essa é uma das mais justas, ao afetar muito pouca gente. Estamos falando de algo que vai atingir poucos milhares de pessoas para afetar bilhões”, afirmou.

Segundo Haddad, atualmente, são 3 mil pessoas que detêm US$ 15 trilhões em patrimônio.

“Boa parte dessas pessoas já se declarou a favor da taxação do super-ricos. Muitas já fazem doações filantrópicas que vão muito além daquilo que está sendo aventado no âmbito do G-20”, disse Haddad. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados