Especialista chinês pede que países ocidentais vejam a ascensão do DeepSeek de forma justa
Startup chinesa de Inteligência Artificial é acusada de falta de transparência
Global Times - Um especialista chinês pediu nesta sexta-feira (31) que os países ocidentais vejam a ascensão das empresas de tecnologia chinesas de forma justa, já que a startup chinesa de inteligência artificial (IA) DeepSeek enfrenta crescente escrutínio de alguns países após sua ascensão no mercado internacional.
A autoridade de proteção de dados da Itália anunciou na quinta-feira que havia bloqueado os serviços de IA da DeepSeek, citando transparência insuficiente sobre como a empresa lida com informações pessoais. A medida, relatada pela Reuters, segue o pedido da Comissão de Proteção de Dados da Irlanda por detalhes da DeepSeek sobre como ela processa dados de usuários irlandeses.
O órgão de vigilância da privacidade da França, a CNIL, disse na quinta-feira que planeja investigar as operações do sistema de IA da DeepSeek e os potenciais riscos à privacidade. "O departamento de IA da CNIL está atualmente analisando esta ferramenta", disse um porta-voz da CNIL na quinta-feira, de acordo com a Reuters.
A tecnologia deve ser compartilhada e usada para o benefício de toda a humanidade, em vez de ser monopolizada, disse Liu Dingding, um analista veterano da indústria de tecnologia, ao Global Times na sexta-feira.
"Os países ocidentais devem encarar o sucesso do modelo de IA R1 da DeepSeek de forma justa, permitindo que mais pessoas aproveitem as conveniências trazidas pelo avanço tecnológico, em vez de impor restrições", disse Liu Dingding.
Enquanto isso, a DeepSeek está ganhando força no mercado internacional, incluindo a adoção por alguns gigantes da tecnologia dos EUA. A fabricante de chips Nvidia, sediada nos EUA, anunciou na quinta-feira que o modelo da startup chinesa agora está disponível em sua plataforma NIM para empresas implantarem, destacando sua crescente aceitação no mercado dos EUA.
A Microsoft revelou na quarta-feira que adicionou o modelo de IA R1 da DeepSeek à sua plataforma de nuvem Azure e às ferramentas de desenvolvedor GitHub.
O CEO da Apple, Tim Cook, disse que os modelos de IA da DeepSeek são "inovação que impulsiona a eficiência", quando questionado sobre a startup chinesa de IA durante uma teleconferência de resultados na quinta-feira. "Em geral, acho que a inovação que impulsiona a eficiência é uma coisa boa. E, você sabe, é isso que você vê nesse modelo", disse Cook, de acordo com o Yahoo Finance.
A comunidade tecnológica, incluindo aqueles diretamente envolvidos no desenvolvimento de IA e na academia, reconhece as inovações da DeepSeek como marcos substanciais, disse Liu Wei, diretor do laboratório de interação homem-máquina e engenharia cognitiva da Universidade de Correios e Telecomunicações de Pequim, ao Global Times na sexta-feira.
No entanto, para alguns países ocidentais, o surgimento repentino de conquistas inovadoras na área de IA pela China, como exemplificado pela ascensão da DeepSeek, pode tê-los pego de surpresa, e eles precisam encontrar maneiras de responder ao progresso tecnológico da China, disse Liu Dingding.
As chamadas medidas restritivas, muitas vezes justificadas pelas chamadas preocupações sobre a proteção de informações pessoais, refletem até certo ponto as atitudes desses países em relação à ascensão tecnológica da China, disse Wang Peng, pesquisador associado da Academia de Ciências Sociais de Pequim, ao Global Times na sexta-feira.
No entanto, como uma plataforma de código aberto, o desenvolvimento do DeepSeek não será significativamente prejudicado por essas medidas, disse Wang.
Nos EUA, dois congressistas levantaram as chamadas preocupações de segurança nacional ao instar o governo Trump a restringir as exportações dos chips avançados de IA da Nvidia para a China, destacando o DeepSeek como um dos principais destinatários desses chips.
A carta deles instou o Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Michael Waltz, a "considerar os potenciais benefícios à segurança nacional de colocar um controle de exportação no H20 da Nvidia e chips de sofisticação semelhante", informou a Reuters na sexta-feira.
É improvável que essas medidas restritivas tenham sucesso em conter o desenvolvimento tecnológico da China, já que a ascensão do modelo de IA do DeepSeek serve como evidência, de acordo com Liu Dingding.
Na Ásia, o secretário-chefe do gabinete do Japão, Yoshimasa Hayashi, adotou uma abordagem comedida durante uma coletiva de imprensa na terça-feira, observando que nenhuma regulamentação específica direcionada ao DeepSeek havia sido promulgada, mas afirmando que o Japão acompanharia de perto as tendências globais de IA, informou o Nikkei na quinta-feira.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: