Estudantes devem pressionar o governo Lula a romper relações com Israel, diz Breno Altman
Jornalista comentou o rompimento de relações entre Colômbia e Israel em entrevista à TV 247. Assista
247 - O jornalista judeu Breno Altman afirmou em entrevista à TV 247 que o rompimento de relações diplomáticas entre a Colômbia e Israel, conforme anunciado pelo presidente colombiano Gustavo Petro, deve servir de inspiração para o Brasil.
Segundo ele, os estudantes brasileiros, assim como ocorre em universidades dos Estados Unidos, devem pressionar o governo do presidente Lula a adotar uma postura mais enfática contra o genocídio promovido por Israel na Faixa de Gaza.
"O Estado de Israel deve ser tratado como pária, assim como ocorria com o regime colonial e racista da África do Sul", disse Altman na entrevista, acrescentando que a decisão de Petro foi "exemplar".
"Há uma expectativa de que o governo brasileiro vá além das declarações e adote medidas efetivas. O presidente Lula deveria ter puxado essa fila pelo papel que tem e o fato de o Brasil ser o quinto maior importador de armas e tecnologia de segurança de Israel", disse Altman.
"Essa contradição brutal só pode ser sanada com a ruptura das relações diplomáticas", acrescentou.
Em 7 de outubro de 2023, o movimento palestino Hamas lançou um ataque massivo com foguetes contra Israel e violou a fronteira, atacando bairros civis e bases militares. Cerca de 1.200 pessoas em Israel foram mortas e outras 240 foram sequestradas durante o ataque. Israel lançou ataques retaliatórios, ordenou um bloqueio completo de Gaza e iniciou uma incursão terrestre no enclave palestino com o objetivo declarado de eliminar os combatentes do Hamas e resgatar os reféns. Até agora, mais de 34.400 pessoas foram mortas pelos ataques israelenses na Faixa de Gaza, segundo autoridades locais.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: