EUA acusam China de cometer ataque cibernético contra Departamento do Tesouro. Pequim nega
Ministério das Relações Exteriores da China classifica os EUA como o "império hacker"
247 - Estações de trabalho e documentos não confidenciais do Tesouro dos Estados Unidos foram comprometidos em um suposto ataque cibernético ligado à China, informou o The New York Times nesta segunda-feira (31), citando uma carta do Tesouro ao Congresso.
O Tesouro não revelou o momento exato nem outros detalhes do ataque. Uma empresa de serviços de software terceirizada, a BeyondTrust, notificou o departamento em 8 de dezembro de que seus sistemas haviam sido comprometidos, segundo a reportagem.
De acordo com NYT, o departamento está trabalhando com a comunidade de inteligência dos EUA, incluindo o Departamento Federal de Investigação (FBI, na sigla em inglês), para determinar o impacto da violação.
Citando a administração dos EUA, o jornal afirmou que os sistemas do Tesouro foram hackeados por um "agente patrocinado pelo Estado" chinês.
Mais cedo na segunda-feira, a AFP também informou que o Departamento do Tesouro dos EUA havia notificado o Congresso sobre um ciberataque em suas estações de trabalho, supostamente ligado a hackers chineses.
CHINA REJEITA ACUSAÇÕES - Pequim se opõe à disseminação de informações falsas pelos EUA sobre supostos ciberataques atribuídos à China para fins políticos, afirmou nesta terça-feira (31) a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning.
"Sobre essas alegações infundadas e sem fundamento, já deixamos clara nossa posição mais de uma vez. A China se opõe a todas as formas de hacking e, em particular, à disseminação de desinformação relacionada à China motivada por agendas políticas", disse Mao durante uma coletiva.
As acusações dos EUA contra a China aumentaram nos últimos meses. Em resposta, a China afirmou que se opõe firmemente e combate ataques cibernéticos e roubo de dados em todas as suas formas. Além disso, o Ministério das Relações Exteriores da China já classificou os EUA como o "império hacker" e a maior "nação de monitoramento" do mundo. (Com informações da Sputnik).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: