EUA dizem que queda de Damasco parece inevitável. Irã e Rússia mantêm embaixadas
Soldados das forças governamentais abandonaram suas posições na capital da Síria
247 - Espera-se que Damasco, na Síria, caia, disseram neste sábado (7) três autoridades norte-americanas à CBS News. As forças iranianas que defendiam o presidente Bashar al-Assad praticamente foram evacuadas da Síria, disseram as autoridades.
Segundo a Reuters, os terroristas libertaram milhares de detidos de uma prisão na cidade de Homs, que caiu mais cedo. As forças de segurança partiram às pressas depois de queimarem os seus documentos. A batalha pelo controle do país provavelmente se volta rapidamente para a capital, diz a agência.
O comandante terrorista Hassan Abdul Ghani disse em comunicado na manhã de domingo (8, horário local) que estavam em andamento operações para “libertar completamente” a zona rural ao redor de Damasco e que as unidades estavam voltadas para a capital.
Num subúrbio, uma estátua do pai de Assad, o falecido presidente Hafez al-Assad, foi derrubada e despedaçada. O exército sírio disse que estava reforçando em torno de Damasco, e a televisão estatal informou no sábado que Assad permanece na cidade.
No centro de Damasco, ouviram-se tiros provenientes de confrontos armados, relatou a Al Arabiya. A mídia publicou imagens de soldados das forças governamentais abandonando suas posições na cidade.
Os EUA apoiam os militantes armados da coalizão "Exército Livre da Síria" (FSA, na sigla em inglês), que assumiram neste sábado o controle da antiga cidade de Palmira, na parte oriental da província de Homs, na Síria, pela terceira vez desde o início do conflito sírio em 2011.
O grupo terrorista Hayat Tahrir al-Sham (HTS, anteriormente conhecido como Frente al-Nusra) lançou uma ofensiva em larga escala contra o governo sírio em 29 de novembro, avançando do norte da região de Idlib, no noroeste, em direção às cidades de Aleppo e Hama. No dia seguinte, a segunda maior cidade da Síria, Aleppo, foi capturada por militantes pela primeira vez desde o início do conflito sírio em 2011. Neste domingo, a importante cidade de Homs também caiu.
Irã e Rússia - Os rumores sobre o encerramento das operações da Embaixada do Irã na Síria são falsos, afirmou o embaixador da República Islâmica na República Árabe da Síria, Hossein Akbari, em uma transmissão ao vivo na televisão estatal iraniana.
“Houve rumores de que a embaixada [do Irã na Síria] havia sido fechada. Hoje [a embaixada] realizou pelo menos quatro reuniões oficiais no mais alto nível. Nossos funcionários ainda estão lá, a embaixada está funcionando. Se alguém ligar, [os funcionários] atenderão imediatamente. A embaixada está cumprindo seu papel”, declarou Akbari, citado pela agência Jamaran.
A Embaixada da Rússia em Damasco está operando normalmente e mantém contato constante com seus compatriotas, informou um porta-voz da missão diplomática russa à Sputnik. “A embaixada, como antes, está operando normalmente. Estamos em contato constante com o lado sírio, bem como com nossos compatriotas”, disse o porta-voz.
Segundo o diplomata, voos regulares para a Rússia continuam sendo realizados no aeroporto de Damasco duas vezes por semana. “Aqueles que possuem passagens estão utilizando-as e voando conforme o cronograma. Não há pânico”, acrescentou.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: