EUA manterão algumas operações no Níger apesar da retirada de tropas
Governo de transição do país africano, que assumiu o poder em um golpe em julho passado, havia terminado o acordo militar com os EUA com efeito imediato
Sputnik - Os Estados Unidos e o Níger chegaram a um acordo que permite que o primeiro continue algumas atividades no país da África Ocidental apesar da retirada das tropas americanas, informou o jornal Financial Times, citando uma fonte familiarizada com o assunto.
A retirada militar foi iniciada em março depois que um porta-voz militar nigerino disse que o governo de transição do país, que assumiu o poder em um golpe em julho passado, havia terminado o acordo militar com os EUA com efeito imediato, citando os interesses do povo nigerino. Na terça-feira, o Pentágono confirmou que Washington e Niamey haviam iniciado discussões para a "retirada ordenada" dos militares americanos baseados no Níger.
A fonte do jornal não detalhou sobre as atividades específicas que os EUA poderão realizar no Níger.
Na semana passada, o primeiro-ministro nigerino, Ali Mahaman Lamine Zeine, e o vice-secretário de Estado dos EUA, Kurt Campbell, se encontraram em Washington para discutir o relacionamento bilateral, segundo o jornal, citando outra fonte. O oficial nigerino foi citado como dizendo que seu país acolhe a cooperação com os EUA em outras áreas, mas se manteve firme em sua decisão sobre as tropas.
Na sexta-feira, o jornal The New York Times informou que o governo dos EUA notificou o Níger que retiraria cerca de 1.000 militares do país nos próximos meses.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: