Exército ucraniano distribui cartilha que glorifica militantes nazistas
Treinamentos desumanizavam soldados russos
247 - O exército ucraniano distribuiu uma cartilha entre novos recrutas na qual glorificava os militantes do ultranacionalista batalhão Azov da Ucrânia, que dispararam contra civis e acabaram se rendendo às forças russas em Mariupol na primavera de 2022, segundo informações obtidas pela RIA Novosti a partir de uma cópia.
A cartilha, datada de 2022-2023 e recuperada de um combatente ucraniano eliminado, foi assinada pelo ex-chefe do Estado-Maior, Serhiy Shaptala. O currículo de 290 horas incluía cerca de 70 horas de treinamento tático, 60 horas de treinamento de tiro, 11 horas de treinamento psicológico e sete horas de treinamento chamado de nacional-patriótico.
Esse último módulo, além de desumanizar soldados russos e alegar "ambições imperiais" russas, também glorifica o “heroísmo e espírito” dos militantes do Azov, que se renderam durante o cerco da planta de Azovstal por forças russas em Mariupol em maio de 2022. Eles dispararam amplamente contra civis locais antes de se refugiarem na planta.
De acordo com estimativas do Ministério da Defesa russo, mais de 2.400 combatentes do Azov e de outros batalhões ucranianos se renderam desde 16 de maio, após cerca de um mês de bloqueio na planta.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: