Extrema direita fica chocada com resultado da pesquisa boca de urna que deu vitória à esquerda na França (vídeo)
Coalizão de esquerda Nova Frente Popular superou as expectativas e desbancou e partido de extrema direita Reagrupamento Nacional (RN) em eleição parlamentar
247 - Vídeos que circulam na internet mostram a extrema direita francesa demonstrando descontentamento com os resultados das eleições parlamentares deste domingo (7). Em uma virada histórica, a coalizão de esquerda Nova Frente Popular conquistou o maior número de cadeiras no segundo turno, derrotando o partido de extrema direita Reagrupamento Nacional (RN). No entanto, apesar da vitória, a esquerda não conseguiu alcançar a maioria absoluta no parlamento.
Em uma das gravações, apoiadores do RN reunidos em Lyon reagem incrédulos à pesquisa de boca de urna que apontou a vitória da esquerda. Durante a campanha eleitoral, o RN liderava as intenções de voto, mas agora deve terminar em terceiro lugar.
As projeções indicam que a Nova Frente Popular obterá entre 172 e 192 cadeiras na Assembleia Nacional, enquanto a aliança Juntos, liderada por Emmanuel Macron, terá entre 150 e 170 cadeiras. O Reagrupamento Nacional ficará com entre 132 e 152 cadeiras, incluindo membros do partido O Republicanos que se aliaram à extrema direita. O partido O Republicanos terá entre 57 e 67 cadeiras.
Jean-Luc Mélenchon, líder do partido A França Insubmissa, declarou que a esquerda está pronta para governar e pediu a renúncia do primeiro-ministro.
Assista:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: