Forças Armadas da Síria contra-atacam ofensiva terrorista em Aleppo
O Comando Geral do Exército e das Forças Armadas emite comunicado sobre os recentes acontecimentos em Aleppo após ofensiva de organizações terroristas
247 - Durante os últimos dias, organizações terroristas armadas filiadas à chamada Frente Al-Nusra, com milhares de terroristas estrangeiros, armas pesadas e um grande número de drones, lançaram um ataque maciço a partir de múltiplos eixos nas cidades sírias de Aleppo e Idlib, diz o comunicado das Forças Armadas Sírias divulgado neste sábado (30).
A nota informa, segundo o canal iraniano HispanTV, que as forças armadas sírias “travaram batalhas ferozes” contra os terroristas em vários pontos dos confrontos que se estenderam ao longo de uma faixa de mais de 100 quilómetros para impedir o seu avanço.
Durante os combates, indica o comunicado, “dezenas de homens das nossas forças armadas foram mártires e outros ficaram feridos”.
“O grande número de terroristas e as múltiplas frentes de confronto levaram as forças armadas sírias a implementar uma operação de redistribuição destinada a reforçar as linhas de defesa para repelir o ataque, preservar a vida de civis e soldados e preparar-se para um contra-ataque ”, assinala o documento.
O Exército Sírio recuperou o controle de algumas áreas capturadas por terroristas em Aleppo e Idlib e aniquilou mais de 400 extremistas durante a sua contraofensiva.
Nesta mesma linha, a declaração mostra que "com o fluxo contínuo de terroristas através da fronteira norte e a intensificação do apoio militar e técnico a eles, as organizações terroristas conseguiram entrar numa grande parte dos bairros da cidade de Aleppo, não podendo estabelecer pontos de concentração devido ao contínuo direcionamento de ataques das nossas forças armadas, aguardando a conclusão da chegada das forças militares e distribuindo-as pelos eixos de combate em preparação para um contra-ataque”.
O Comando Geral do Exército e das Forças Armadas “continuará as suas operações e cumprirá o seu dever nacional de confrontar as organizações terroristas para expulsá-las e restaurar o controle do Estado e das suas instituições sobre toda a cidade e o seu campo”, conclui a nota.
Na quarta-feira (27), terroristas apoiados por estrangeiros liderados por Hayat Tahrir al-Sham (HTS, anteriormente conhecida como Frente al-Nusra) lançaram uma ofensiva surpresa em pelo menos uma dúzia de cidades e vilas controladas pelo governo sírio na província de Aleppo, no norte, e tomaram alguns pontos estratégicos.
O Exército Sírio, apoiado pela Força Aeroespacial Russa , tem atacado terroristas nos últimos dias, infligindo pesadas perdas a terroristas na zona rural de Aleppo e Idlib, onde matou pelo menos 600 terroristas e recuperou o controle de algumas aldeias.
O Irã e a Rússia, os dois principais aliados internacionais da Síria que desempenharam um papel fundamental no desmantelamento de grupos terroristas como o Daesh no país levantino ao longo da última década, expressaram o seu firme apoio a Damasco face ao novo ataque terrorista a Aleppo.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: