Friedrich Merz, vencedor das eleições na Alemanha, enfrenta negociações complicadas para formar coalizão de governo
Merz terá que negociar com os sociais-democratas de Olaf Scholz
Reuters - O provável próximo chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, começará a tentar formar um governo de coalizão nesta segunda-feira (24), depois que seu bloco conservador venceu uma eleição nacional em que partidos de extrema direita e de esquerda conquistaram apoio de eleitores descontentes.
Merz, que não tem experiência anterior em cargos públicos, está pronto para assumir o comando em um momento em que a maior economia da Europa está em dificuldades , sua sociedade está dividida em relação à migração e sua segurança está dividida entre os Estados Unidos em confronto e a Rússia e a China assertivas.
O político de 69 anos enfrenta longas negociações de coalizão depois que o partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha (AfD) subiu para um histórico segundo lugar em uma votação fragmentada após o colapso da aliança tripla do chanceler Olaf Scholz.
Em uma indicação inicial de suas intenções políticas, Merz também mirou nos EUA após sua vitória, criticando os comentários "extremamente ultrajantes" vindos de Washington durante a campanha, comparando-os às intervenções hostis da Rússia.
"Para mim, a prioridade absoluta será fortalecer a Europa o mais rápido possível para que possamos alcançar a independência real em relação aos EUA, passo a passo", disse Merz no domingo.
Seu bloco conservador CDU/CSU ficou em primeiro lugar com 28,6%, à frente do partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha com 20,8%, seu melhor resultado até agora, de acordo com resultados provisórios.
Os principais partidos, no entanto, descartam trabalhar com a AfD, um partido que é monitorado pelos serviços de segurança alemães por suspeita de extremismo, mas que foi apoiado por figuras americanas, incluindo o bilionário Elon Musk.
Isso significa que Merz terá que negociar com os sociais-democratas de centro-esquerda (SPD) de Scholz para formar uma coalizão em negociações que provavelmente levarão meses após uma campanha contundente que destacou diferenças políticas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: