Governo da Holanda anuncia que começará em breve as entregas de F-16 à Ucrânia
A Holanda tem sido uma das forças motrizes por trás de uma coalizão internacional para fornecer caças F-16 à Ucrânia
Reuters - A Holanda fornecerá à Ucrânia o primeiro dos 24 caças F-16 prometidos em breve, disse o governo holandês em fim de mandato na segunda-feira (1).
As permissões necessárias para entregar os jatos à Ucrânia foram concedidas, disse a ministra da Defesa Kajsa Ollongren em uma carta ao parlamento antes de uma transição de governo na terça-feira, após meses de formação de coalizão após uma eleição no ano passado. Ela recusou-se a especificar quantos aviões estariam na primeira entrega e quando eles chegariam à Ucrânia por razões de segurança.
A Holanda tem sido uma das forças motrizes por trás de uma coalizão internacional para fornecer F-16s à Ucrânia para fortalecer suas defesas aéreas contra a Rússia. O governo holandês anteriormente forneceu F-16s para uma instalação de treinamento na Romênia, onde pilotos ucranianos e equipes de solo estão sendo ensinados a voar e manter os aviões em batalha.
Em abril, Ollongren disse que esperava que as entregas prometidas também pela Dinamarca, Holanda e Estados Unidos começassem em breve.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: