TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Hamas anuncia libertação de seis reféns, incluindo dois detidos há mais de 10 anos

      Grupo armado divulga nomes dos israelenses que serão libertados neste sábado; Israel deve soltar 602 prisioneiros palestinos como parte do acordo

      O Hamas entrega à Cruz Vermelha corpos de prisioneiros israelenses mortos em Gaza (Foto: Reuters)
      Camila França avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O grupo armado Hamas divulgou, nesta sexta-feira (21), os nomes dos seis reféns israelenses que serão libertados neste sábado (22). Segundo a organização, entre os libertados estão Hisham Al-Sayed e Avera Mengisto, que estão detidos há mais de uma década. Os outros quatro reféns — Eliya Cohen, Omer Shem Tov, Tal Shoham e Omer Wenkert — foram sequestrados durante os ataques de 7 de outubro de 2023. A informação foi confirmada pelo próprio Hamas, que também afirmou que Israel deve libertar 602 prisioneiros palestinos como parte do acordo, como diz reportagem da TV Cultura.

      Desde o início do cessar-fogo, 23 dos 33 reféns israelenses já foram entregues, sendo que 19 foram libertados vivos e quatro foram devolvidos mortos. Na quinta-feira (20), as Forças de Defesa de Israel (IDF) receberam os corpos de quatro reféns em caixões, mas acusaram o Hamas de descumprir os termos do acordo. Em comunicado, as IDF afirmaram: “Durante o processo de identificação, foi constatado que o corpo adicional recebido não pertence a Shiri Bibas e não corresponde a nenhum outro sequestrado”.

      Os corpos dos filhos de Shiri, Ariel e Kfir, foram identificados, assim como o de Oded Lifschitz, um idoso de 83 anos. Diante do ocorrido, as IDF exigiram a devolução do corpo de Shiri Bibas e a libertação de todos os reféns restantes, sem especificar um prazo. O Hamas admitiu, nesta sexta-feira (21), a possibilidade de um erro na entrega dos corpos.

      A situação permanece tensa entre as partes, com Israel pressionando pela libertação completa de todos os reféns e o Hamas buscando garantir a libertação de prisioneiros palestinos. O acordo de cessar-fogo, mediado por entidades internacionais, segue em vigor, mas os desentendimentos recentes colocam em risco a continuidade das negociações.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados